Conecte-se conosco

Notícias

Ciclista dos EUA cruza Morro Reuter e Herval em jornada de volta ao mundo

27/08/2025 - 13h38min

Atualizada em 27/08/2025 - 14h50min

Elani carrega tudo o que precisa na sua bicicleta (FOTO: Adelar Klein)

Elani saiu de Montana há dois anos e destaca a hospitalidade e a comida brasileira

Por Cleiton Zimer

Uma viajante extraordinária chamou atenção na região nas últimas semanas: Elani Borhegyi, natural de Montana (EUA), atualmente em uma aventura épica de bicicleta que atravessa as Américas. Parte desse trajeto histórico incluiu um breve, mas marcante, passo por Morro Reuter e Santa Maria do Herval, antes de seguir para Florianópolis e depois rumo à Guiana.

Elani é a primeira pessoa surda a documentar essa travessia da América, em sua maior parte de bicicleta, e também possivelmente a primeira pessoa não-binária a realizar esse feito.

Uma jornada com propósito

A viagem começou em 19 de outubro de 2023, em Missoula (Montana), e chegou a Ushuaia, na Argentina, em 20 de fevereiro de 2025. Ao todo, Elani percorreu quase 30 mil quilômetros, dos quais 11.836 km foram pedalados, com uma média diária de 72 km.

Transpondo barreiras

Apesar de sua condição auditiva — com implantes cocleares desde a infância — Elani enfrentou o percurso com determinação e resiliência. Relata que, embora em muitos trechos tenha viajado sozinha, nunca se sentiu só, graças à gentileza de estranhos pelo caminho.

Impressões brasileiras

Durante seu breve período no Brasil, especialmente em Morro Reuter e Herval, Elani expressou sua admiração pela acolhida recebida:

“Gostei muito da gente do Brasil. São muito pacientes comigo, porque não falo muito bem português. Também gostei muito da comida, é muito rica.”

O que vem pela frente

Depois de Ushuaia, o plano de Elani inclui viajar por Uruguai, Brasil e Guianas antes de retornar aos EUA, com chegada prevista a Missoula em junho de 2026.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.