Notícias
Ciclone de alta intensidade ganha força e deve causar ‘rebuliço’ em até 7 estados; veja onde
A formação de um ciclone extratropical de forte intensidade associado à chegada de uma frente fria coloca o Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em estado de atenção para temporais, ventos intensos e queda acentuada de pressão atmosférica ao longo desta semana. O sistema começa a se organizar já nesta segunda-feira (8) e deve manter influência até a quinta-feira (11).
Entenda a formação do ciclone associado a frente fria
Conforme informações do Climatempo, o ciclone se desenvolve a partir de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. Nas primeiras horas da terça-feira (9), o fenômeno passa a se intensificar sobre território gaúcho, atingindo a Região Metropolitana de Porto Alegre ao longo do dia. A expectativa é de que o centro do sistema avance de oeste para leste e alcance o litoral gaúcho durante a madrugada da quarta-feira (10), quando deve ganhar força máxima.
Ventos acima de 100 km/h e risco de temporais
De acordo com o Climatempo, a pressão mínima no centro do ciclone deve ficar abaixo de 1000 hPa (hectopascais), índice que caracteriza tempestades mais intensas. Com isso, são esperadas rajadas de vento entre 90 e 120 km/h, principalmente nas áreas de serra e no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Estados em alerta para instabilidades e chuvas fortes
Entre os dias 8 e 11 de dezembro, ao menos 7 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser impactados pela formação do ciclone, são eles:
Sul
- Rio Grande do Sul: risco elevado de vendavais e tempestades, com pico na quarta-feira (10);
- Santa Catarina: atenção para rajadas intensas na serra e no litoral;
- Paraná: instabilidade e aumento rápido do vento na terça (9) e quarta (10).
Sudeste
- São Paulo: sistema deve influenciar o padrão de ventos e chuvas:
- Rio de Janeiro: Centro-sul e a região serrana serão os mais afetados com as instabilidades;
- Minas Gerais: Sul e oeste do estado, Triângulo Mineiro e Grande BH têm alerta para risco de temporais e de ventania.
Centro-oeste
- Mato Grosso do Sul: pode registrar rajadas de chuvas moderadas a fortes, especialmente na terça-feira (9).
Em razão da alta intensidade do ciclone extratropical, as defesas civis recomendam atenção redobrada em áreas de risco, como encostas, regiões alagáveis e trechos de rodovias sujeitos à queda de árvores e postes.
FONTE: ndbmais.com
