Notícias

Cicloturismo passando por 14 municípios é a aposta da Rota Romântica

27/08/2020 - 09h24min

Paisagens do interior são os atrativos do circuito (Créd.: Luis Rodrigues)

Região – A Rota Romântica lançará no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, um produto turístico inédito na região: um circuito de cicloturismo com 355 quilômetros, passando por São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Os 14 municípios que compõem a Rota são privilegiados pela natureza e o grande potencial turístico.

O projeto está sendo planejado e estruturado há mais de um ano e, agora, o circuito será uma alternativa para a retomada do turismo na região, pois pode ser realizado de forma individual, ou em pequenos grupos, e totalmente ao ar livre.

O trajeto foi projetado para ser realizado de bicicleta, por estradas secundárias e, em sua maioria, não pavimentadas, podendo contemplar cenários deslumbrantes em meio a natureza e a tranquilidade do interior. Um guia com informações técnicas do percurso como, por exemplo, grau de dificuldade e altimetria, acompanhará o circuitp. O guia poderá ser acessado pelos canais digitais da Rota Romântica, após o lançamento, e através dos códigos QRCodes das placas situadas ao longo do percurso.

Trecho do circuito da Rota Romântica (Créd.: Luis Rodrigues)

O presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, acredita que, pelo atual cenário e restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o circuito terá uma grande adesão, pois é uma modalidade de turismo permitida neste período de distanciamento. “Além disso, por se tratar de um produto turístico diferenciado e inédito na nossa região, já estamos tendo procura mesmo antes de ser lançado”, destacou.

Como é um circuito, a saída e chegada oficial é na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica. Contudo, os trajetos podem ser realizados de forma independente e em qualquer tempo. Para a realização do circuito completo, aconselha-se o período de cinco a sete dias para aproveitar todas as belezas que o interior dos municípios proporciona.

Sair da versão mobile