Conecte-se conosco

Notícias

Com atividades à distância, idosos sentem saudades em rever amigos

10/06/2020 - 09h18min

Atualizada em 10/06/2020 - 10h25min

Ivoti – O Covid-19 trouxe à tona o isolamento social compulsório. Esta situação atinge a todos, porém uma parcela da sociedade sente mais o fato de não poder sair de casa, participar de eventos e rever os amigos. Este cenário é combatido através dos serviços de assistência social do município, como os programas Vida Saudável e Plug.

Conforme a coordenadora pedagógica do Programa Vida Saudável, Ana Maria Ochrym, as atividades estão sendo encaminhadas via redes sociais para os cerca de 800 participantes. “Eles estão bem assistidos. Todos os dias postamos vídeos de atividades que ocorreriam de forma presencial, sejam elas físicas, como alongamento, tanto música, pilates, dança alemã, jardinagem e gastronomia”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, as atividades são bem-aceitas pelos participantes, que utilizam das redes sociais para comentarem e postarem fotos. Mas ainda assim, todos ainda sentem falta da convivência em grupo. “Eles sempre dizem que estão com muita saudades e não veem a hora de voltar com as atividades presenciais. Muitos estavam acostumados. Isso já pertencia à rotina de cada um dos participantes”, completou.

Plug

Além do Programa Vida Saudável, o Plug de Ivoti também realiza atividades online para os participantes. De acordo com a coordenadora Roseli Barella, as aulas estão disponíveis via página no Facebook e em grupos de WhatsApp, com atividades físicas para os idosos atendidos. Assim como no Programa Vida Saudável, os atendidos pelo Plug também não veem a hora de se reencontrar de forma presencial. “Nas chamadas que fazemos com eles, sempre comentam que estão com saudades e vontade de sair de casa. Eles sentem muito a falta de conversar pessoalmente, em colocar o assunto em dia. Para muitos, ir para o Plug significa rever os amigos”, contou.

Sem eventos, Maria Rita tem passado parte do seu tempo capinando em casa

“É ruim não poder se encontrar”

Uma das participantes do Programa Vida Saudável é Maria Rita Warken, de 76 anos, moradora do bairro Harmonia. Assim como outras colegas de atividades, ela está com saudade dos encontros em grupo para as caminhadas e para o coral, as aulas em que participa no programa. “É ruim não poder se encontrar com os nossos amigos. Entrar no Vida Saudável foi muito bom para mim, pois senti uma melhora muito grande na saúde. Eles mandam várias atividades, mas a participação nelas durante a pandemia não é a mesma coisa”, afirmou.

Maria Rita, que contou ter saído de casa poucas vezes desde que iniciou o isolamento social. Para não ficar sozinha, os filhos emprestaram a pequena Anita para ela, uma cadelinha da raça da Dachshund com quem divide o dia a dia. “A minha rotina é passar o dia com ela, ouvindo o rádio, cuidando da horta e fazendo costura para o Mãos Amigas”, completou. O grupo a qual faz parte realiza trabalhos sociais na produção e doação de enxovais de bebês para gestantes de baixa renda na região.

Situação atípica

Segundo Geraldine dos Santos, professora de Psicologia na Universidade Feevale e que já trabalhou com grupo de idosos em Ivoti, a pandemia e o isolamento social trouxeram uma situação atípica para o grupo da terceira idade. “Os idosos gostam de participar das atividades muito em função de estarem juntos, se reunirem. O que nós mais temos medo é que neste momento de distanciamento, alguns sintomas de tristeza, melancolia aflorem neste grupo. Uma das vantagens de Ivoti é que a família destes idosos sempre estão muito presentes, o que acaba minimizando um pouco a distância. Não é a mesma coisa, claro, mas já ajuda um pouco”, destacou.

Para a professora, o advento das redes sociais deve ser usado, neste momento, como forma de aproximar e diminuir a distância ocasionada pela pandemia. “O que eles precisam é estarem junto uns com os outros, tomar um chimarrão e conversar. É impossível isso ainda no momento, pois afinal de conta eles são o grupo de maior risco. Nestas horas que a gente vê como as tecnologias são importantes, porque muitos deles acabam tendo WhatsApp, ligando e procurando uma forma de interagir mais”, finalizou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.