Conecte-se conosco

Notícias

Comandante do Corpo de Bombeiros orienta sobre fogos de artifício

23/11/2022 - 13h14min

Atualizada em 23/11/2022 - 13h15min

Comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, Tenente Luciano Matos de Souza (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Está chegando o final do ano e, com ele, as festividades. Muitos eventos – tal qual a virada – ainda são acompanhados pela queima de fogos de artifício. Bonitos aos olhos eles possuem uma série de restrições respaldadas em Lei – tanto pela questão do ruído que emitem, como pela segurança aos envolvidos na deflagração e demais expostos no perímetro.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, 1º Tenente Luciano Matos de Souza, a Lei Estadual 15366 de 2019 proíbe, expressamente, o uso de fogos de artifício que produzem sons e estampidos que ultrapassem os 100 decibéis a 100 metros da sua deflagração. “Somente fogos de efeitos visuais podem ser usados” afirma.

CUIDADOS

Matos pontua que os próprios estabelecimentos que vendem este tipo de produto devem estar devidamente regularizados junto ao Exército. Alerta que locais em desacordo, além de estarem à mercê de explosões e incêndios, também colocam em risco a vida dos clientes que por ventura pode adquirir aquele produto. “Pode causar acidentes na hora da deflagração por não ter sido armazenado de forma correta.” – além disso, claro, há penalidades para quem descumprir. A fiscalização é feita através da Polícia Civil.

Eventos

Recentemente, durante a abertura do 27º Natal dos Anjos, não houve a tradicional queima de fogos durante o acendimento da Árvore Símbolo do Natal Gaúcho. “O isolamento não estava de acordo e, por isso, foi interditado” afirma Matos.

O comandante conclui afirmando que a corporação jamais vai privar de fazer qualquer tipo de evento. “Mas tem uma legislação posta e ela precisa ser cumprida. Desde que atenda a legislação o evento, show, vai acontecer. O intuito do Corpo de Bombeiros é trazer segurança para a população, a missão é salvar vidas e proteger patrimônios.”

Matos esclarece que, para a realização de qualquer evento, deve-se entrar em contato antecipadamente com a guarnição que esta passará as devidas orientações sobre como proceder.

Denúncias sobre irregularidades em questão de armazenamentos de fogos, bem como soltura, podem ser encaminhadas à Polícia Civil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.