Conecte-se conosco

Notícias

Começa a última fase do asfalto que vai encurtar em mais de 20 km o trajeto até Gramado

05/07/2025 - 11h02min

Atualizada em 05/07/2025 - 11h03min

Instalação da rede pluvial já iniciou há alguns dias (FOTO: Cleidir Arnold / PMSMH)

Teve início nesta semana a fase final da obra de pavimentação da ERS-373, via que vai encurtar em mais de 20 quilômetros a ligação entre a Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, através do município de Santa Maria do Herval.

Após a conclusão de 10 quilômetros de pavimentação entre a localidade de Boa Vista (em Santa Maria do Herval) e Serra Grande (em Gramado), agora se iniciou a recuperação asfáltica de mais sete quilômetros entre o Centro de Santa Maria do Herval e o bairro Boa Vista do Herval.

Com a demarcação do traçado feita recentemente pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a Administração Municipal iniciou a substituição de toda a rede de água sob a futura pista. O prefeito Gilnei Capeletti (MDB) explica que a nova canalização é necessária devido à antiga estrutura pluvial e para evitar que, no futuro, intervenções danifiquem o novo asfalto.

A obra da rede é essencial para garantir a durabilidade da pavimentação. Estamos investindo mais de R$ 1 milhão nessa etapa — afirmou o prefeito.

O secretário de Obras, Cleidir Arnold, estima que serão necessários de três a quatro meses para concluir o serviço, caso o clima colabore. Segundo ele, as partes sem ramais avançam com maior agilidade, mas a interligação completa das redes exigirá mais tempo.

Instalação de travessias e bloqueios temporários

A próxima etapa da obra inclui a instalação de 17 travessias de concreto sob a pista. Esses trabalhos devem impactar o tráfego local, com bloqueios totais em alguns momentos, conforme for necessário — os quais serão informados previamente à população.

Obra histórica e investimento estadual

A pavimentação da ERS-373 integra o Plano Rio Grande, com investimento de R$ 57 milhões oriundos do Tesouro do Estado. A execução é de responsabilidade do Daer, que assumiu a finalização de 10 km de pavimentação nova e 7 km de recuperação. Embora a previsão inicial de conclusão do trecho de recuperação fosse para o primeiro semestre de 2025, os atrasos empurraram a finalização total para o segundo semestre de 2026.

A obra é aguardada há mais de 30 anos. Diversos projetos foram feitos ao longo das décadas, mas apenas em janeiro de 2022 os trabalhos começaram efetivamente. A previsão inicial era de conclusão em 2023, depois em 2024 — agora, com nova projeção para 2026. A promessa de início era para setembro de 2021, o que também não se confirmou à época.

Curva da Morte segue sendo risco

Mesmo com o avanço das obras, um ponto crítico segue sem solução: a chamada “Curva da Morte”, localizada na VRS-873, via que antecede a ERS-373. O trecho é conhecido por acidentes graves e até fatais, especialmente entre motoristas que desconhecem o traçado perigoso, a inclinação e a ausência de sinalização adequada.

A Administração Municipal já protocolou junto ao Estado pedidos de melhorias, como a instalação de canchas de escape e novas placas de sinalização com alertas sobre o uso de freio motor, velocidade máxima e inclinação da pista. Em abril deste ano, um motorista argentino que conduzia um motorhome desceu o trecho descontrolado e, por pouco, não causou uma tragédia.

O Daer já autorizou o Município a instalar as placas de alerta.

VEJA FOTOS DO TRECHO JÁ PRONTO:

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.