Conecte-se conosco

Notícias

Como chegar mais rápido à cidade gaúcha com cara de Europa — sem pagar pedágio

07/07/2025 - 07h13min

Chegar a Gramado, na Serra Gaúcha, agora é mais fácil; veja abaixo.

Quem sonha em conhecer Gramado, a cidade que parece saída de um conto europeu, agora tem um novo motivo para arrumar as malas: está em fase final a obra de pavimentação da ERS-373, via que vai encurtar em mais de 20 quilômetros a ligação entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha — e o melhor, sem pedágios no caminho.

O novo trajeto passa por Santa Maria do Herval, município conhecido como Teewald, e oferece uma alternativa charmosa e tranquila para chegar à cidade dos plátanos, hortênsias e chocolates. A iniciativa é parte do Plano Rio Grande, com investimento estadual superior a R$ 57 milhões, e promete beneficiar turistas e moradores da região.

Trecho do novo asfalto que passa por Santa Maria do Herval (FOTO: Lucas Molling / PMSMH)

Obra histórica após mais de 30 anos de espera

O projeto começou a sair do papel apenas em 2022, mesmo após décadas de promessas. Os 10 km de pavimentação nova entre Boa Vista (Santa Maria do Herval) e Serra Grande (Gramado) já foram finalizados. Agora, iniciou-se a recuperação de mais 7 km de asfalto entre o Centro de Santa Maria do Herval e o bairro Boa Vista do Herval.

A nova etapa inclui a substituição de toda a rede de água sob o asfalto. Segundo o prefeito Gilnei Capeletti (MDB), a medida é necessária para garantir a durabilidade da pavimentação e evitar que consertos futuros danifiquem a pista recém-reformada.

“A obra da rede é essencial. Estamos investindo mais de R$ 1 milhão só nessa etapa”, afirma o prefeito.

O secretário de Obras, Cleidir Arnold, projeta que serão necessários até quatro meses para concluir essa fase, dependendo das condições climáticas. As áreas sem ramais avançam com mais rapidez, mas a interligação completa das redes exige mais cuidado.

Trecho onde será feita a recuperação asfáltica, onde atualmente está sendo feito a troca da rede de água (FOTO: Cleidir Arnold MDB)

Travessias de concreto e bloqueios temporários

A próxima fase da obra prevê a instalação de 17 travessias de concreto sob a pista. Para isso, pode haver bloqueios totais em alguns momentos, sempre com aviso prévio à população. A previsão de conclusão total da obra foi adiada para o segundo semestre de 2026.

Um novo caminho turístico sem pedágios

Com a nova via, turistas poderão chegar mais rápido a Gramado, um dos destinos mais procurados do Brasil, famoso por sua arquitetura alpina, gastronomia europeia, eventos como o Natal Luz e o Festival de Cinema, além das ruas floridas e do clima frio que remete às paisagens da Suíça e da Alemanha.

O novo trajeto via Santa Maria do Herval não conta com praças de pedágio, o que representa uma economia considerável para quem viaja de carro. Além disso, o percurso pela chamada Rota Romântica oferece paisagens exuberantes, com plátanos, araucárias e pequenas cidades de origem alemã – como a própria Santa Maria do Herval, que investe em novos atrativos para os turistas que passam pelo município.

Em Santa Maria do Herval, empreendedores investem em atrativos para os turistas ( Foto: Divulgação/Daer)

Curva da Morte ainda é desafio na chegada

Apesar dos avanços, um trecho segue preocupando: a “Curva da Morte”, na VRS-873 – que antecede a ERS-373 0 ainda sem solução definitiva. A Administração Municipal já protocolou pedidos de melhorias, como canchas de escape e nova sinalização. Em abril, um motorista argentino perdeu o controle ao descer o local com um motorhome, quase provocando uma tragédia. No local já aconteceram dezenas de acidentes, inclusive, com vítimas fatais.

O Daer autorizou a instalação de placas de alerta, que ainda não foram instaladas, portanto o trecho ainda exige cautela, especialmente de quem não conhece a via.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.