Notícias

Conheça as funcionalidades do aplicativo e-Título

19/10/2020 - 17h50min

Atualizada em 19/10/2020 - 17h50min

Chefe do cartório de Estância fala sobre as facilidades do uso do App (Crédito - Jéssica Ramos)

Região – Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo e-Título está em funcionamento há dois anos e, conforme explicou a chefe do Cartório Eleitoral de Estância Velha, Detiana Pereira Custódio, representa um “mini Cartório Eleitoral” digital, e está a um clique, pelo celular ou tablet.

No e-Título, disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos sistemas IOS e Android, o eleitor pode acessar a inúmeras funcionalidades que permitem, inclusive, a emissão de certidões como as de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Detiana comenta que, principalmente durante o período de pandemia, o aplicativo é uma ferramenta muito importante, pois garante o atendimento rápido e fácil ao eleitor, dispensando, na maioria dos casos, a necessidade de ir pessoalmente a um cartório.

Segundo a profissional, as eleições municipais sempre representaram um volume maior de trabalho para os cartórios eleitorais e, com a pandemia, o desafio aumentou significativamente.

“Por orientação, estamos trabalhando em regime de rodízio e, temporariamente, não contamos mais com alguns colegas que integram o grupo de risco. Além disso, muitos mesários pediram dispensa desse pleito. A demanda de trabalho é a mesma de sempre, mas os recursos, especialmente o humano, estão escassos”, explicou Detiana.

A chefe do cartório estanciense lembrou que, no dia da votação, os eleitores que souberem a zona e sessão eleitoral não precisam apresentar o título de eleitor, apenas um documento com foto. Já com o e-Título, para os eleitores que já realizaram o cadastro biométrico, cujas fotos aparecem no aplicativo, basta levar o celular e votar.

“Para quem ainda não fez a biometria, mesmo com o aplicativo, é preciso levar um documento com foto, mas para quem já fez o cadastro biométrico, tudo o que o eleitor precisa no dia da votação é o celular. É claro que eu sempre oriento que as pessoas testem o aplicativo uns dias antes, verifiquem se há alguma alteração, e estejam atualizadas para evitar imprevistos no dia”, destacou Detiana.

Mesários

Detiana destaca que uma das funcionalidades disponíveis no e-Título é a do cadastro de mesário voluntário, que antes só podia ser realizado via site da Justiça Eleitoral. Agora, pelo aplicativo, basta que o eleitor abra o e-Título, acesse o menu “Mais opções”, confirme sua inscrição na aba “Mesário Voluntário”.

“É muito prático e, especialmente nesse ano, estamos mobilizando as pessoas para nos ajudarem. Como relatei antes, a pandemia nos representou inúmeros pedidos de dispensa. Então, convidamos àqueles que estiverem disponíveis, lembrando que todo o mesário tem direito a ajuda de custo para alimentação, dispensa do trabalho pelo dobro de dias em que for convocado e certificado que pode contar como horas complementares na faculdade”, explicou Detiana.

Informações

Em decorrência da pandemia, o atendimento ao público permanece suspenso no cartório eleitoral local. Informações podem ser obtidas pelos fones: 148; (51) 99511-0466; (51) 99721-9864 ou 51-3561-1837, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Sair da versão mobile