Notícias

Conscientização dos moradores de Ivoti auxilia no combate ao Covid-19

02/09/2020 - 17h54min

Atualizada em 02/09/2020 - 17h55min

Os casos de pacientes recuperados na cidade têm sido significativos

IVOTI – Do início da pandemia até agora, Ivoti registrou 337 casos de infecção por Covid-19. Destes, 294 conseguiram se recuperar e dois vieram a óbito. Atualmente, 40 moradores que testaram positivo estão se tratando em casa e apenas um encontra-se hospitalizado. Os números que a cidade vem apresentando, tem gerado esperança na luta contra o vírus.

A enfermeira do Pronto Atendimento Mais Vida, Kamila Krauss, conta que para chegar neste resultado foi preciso muito trabalho e dedicação, mas não apenas por parte dos profissionais da saúde. Responsável pelo setor de Covid-19 do local, Kamila conta que a conscientização dos pacientes em relação a doença está sendo fundamental para que as recuperações ocorram.

“As pessoas ficam com muito medo, até mesmo de passar o vírus aos seus familiares. Por isso, eles levam o tratamento bem a sério: cumprem os procedimentos necessários, respeitam o isolamento de forma correta e buscam seguir as medidas que lhe são passadas”, aponta.

Marcelo Bernardes, secretário de saúde de Ivoti, concorda com a enfermeira. Para ele, as medidas que foram adotadas pela cidade – como a disponibilização de máscaras de proteção em todas as unidades de saúde –, auxiliaram os moradores a compreenderem a situação e aderirem aos cuidados.

“Somente a ação do município não basta, o autocuidado do paciente também faz muita diferença no resultado final. As equipes de saúde orientam muito todos os pacientes quanto aos cuidados necessários a serem mantidos neste período”, relata.

Tratamento

Há poucos dias o protocolo de testagem que é seguido por Ivoti passou por algumas alterações, o que está fazendo com que uma maior parcela da população seja testada. No entanto, de duas semanas para cá, mesmo havendo este aumento significativo na quantidade de coletas, a maior parte dos resultados estão sendo negativos para Covid-19, conforme conta Kamila.

“Agora as coisas estão começando a se tranquilizar, mas a demanda estava sendo bem intensa e, por isso, não conseguimos realizar um acompanhamento tão próximo quanto gostaríamos. Isso faz com que a conscientização pacientes tenha ainda mais importância”, comenta.

O município tem seguido basicamente o mesmo padrão de tratamento dos casos desde o início da pandemia. Assim que são notificados, os postos de atendimento passam a realizar um monitoramento do estado de saúde dos pacientes. O acompanhamento é realizado através de telefonemas, com o intuito de acompanhar a evolução dos quadros. “Perguntamos como paciente está, os sintomas que ele está tendo, se sentiu que teve uma melhora ou piora do quadro. Enfim, para podermos saber como a pessoa tem passado”, diz a enfermeira.

Olhando para a situação atual de Ivoti frente ao novo coronavírus, o secretário Marcelo afirma que vê de forma exitosa o desempenho que está sendo obtido e considera que isto esteja acontecendo em decorrência da seriedade com que a cidade e os moradores estão encarando a pandemia.

“Atribuo tais resultados ao trabalho dos profissionais de saúde e também aos pacientes que estão se cuidando”, declara Marcelo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário