Notícias
Conselho Regional de Turismo apresenta os resultados do ano
Nova Petrópolis/Região – A mais recente reunião realizada pelo Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias) apresentou o Mapa de Comportamento do Turismo do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Sebrae RS. Com o objetivo de entender as principais motivações e comportamentos do turista que visita (ou tem potencial para visitar) o Rio Grande do Sul, a secretaria de Turismo do Estado e o Sebrae realizaram a pesquisa qualitativa no ano de 2022, que dividiu o visitante do Rio Grande do Sul em 12 perfis. A partir desse estudo é possível realizar a criação de estratégias de produtos turísticos, posicionamento de regiões e negócios e ações de comunicação para trazer novos consumidores para o Sul do Brasil. “Com esse estudo em mãos, a partir de novembro realizaremos um workshop com o Sebrae, para estruturar quais serão as ações da Região das Hortênsias, focadas nos perfis desses 12 diferentes públicos de visitantes, para proporcionais experiências ainda mais enriquecedoras”, afirma o presidente do Contur Hortênsias, Daniel Hillebrand.
Os dados apresentados pelo Sindtur Hortênsias, integrante do Contur, indicam que a região pode receber 32 mil pessoas simultaneamente na rede de hotéis. Também, que 44 mil pessoas podem ser atendidas ao mesmo tempo em estabelecimentos gastronômicos. Quando o assunto é atrativo turístico, a capacidade dos parques é mais incrível ainda chegando a atender 50 mil pessoas ao mesmo tempo. “Todos os esforços do Contur têm por intuito o constante estímulo ao maior diálogo entre as lideranças de municípios. Com o propósito de fazer crescer cada vez mais nossa região”, ressalta Daniel.
REUNIÕES CONJUNTAS – Outra novidade apresentada no encontro são as reuniões do Contur Hortênsias e do Corede Hortênsias, que a partir de agora serão realizadas sempre em conjunto, considerando que a maior parte das pautas do Corede envolvem o turismo. O Corede promove a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico das necessidades e potencialidades, para a formulação e implementação das políticas de desenvolvimento integrado da região.