Destaques
Coral 25 de Setembro de Linha Nova encerra suas atividades após 48 anos
Linha Nova- Fundado em 25 de setembro de 1973, o coral ao longo de seus quase 48 anos de existência possui uma história de muitas atividades culturais. Nas quase cinco décadas de atuação os integrantes realizavam um trabalho totalmente voluntário, dedicando o seu dom de cantar e o seu tempo para participar de ensaios e cantar em cultos, apresentações em eventos municipais, bem como para representar o município em encontros de corais por toda a região. Uma das atividades principais do coral, também era levar mensagens de conforto com suas canções em ocasiões de sepultamentos de associados.
Ao longo dos anos, o número de associados vinha sempre diminuindo e a entrada de novos sócios não era comum, uma vez que as gerações mais jovens não demonstram dar tanta importância ao canto coral. Da mesma forma isso também acontecia com os cantores, uma vez que era difícil novos membros ingressarem para cantar e poucos integrantes jovens participavam. Anos atrás os membros do coral tinham maior flexibilidade de horários e podiam cantar em ocasiões de sepultamentos, mas hoje em dia os integrantes jovens e o regente do coral não têm essa opção de saírem de seus empregos em horário de trabalho para ajudar o coral. Também os cantores idosos, que por muitos anos dedicaram suas vozes para preservar a cultura, não tem mais a potência vocal e disposição de outros tempos.
Com a pandemia causada pela Covid-19 os ensaios do coral ficaram suspensos. Pelo fato da grande maioria dos cantores serem do grupo de risco, também foi difícil conseguir reunir integrantes para cantar nos sepultamentos.
Em virtude de todos os motivos citados acima, com profunda tristeza, decidiu-se que a partir de 01 de maio de 2021 o Coral 25 de Setembro iria encerrar suas atividades. Em consideração aos sócios foi realizado um almoço para retirar no dia 01/05/2021.
A anuidade paga pelos sócios era sempre um valor simbólico, que ajudava a pagar o regente nos ensaios e nos sepultamentos. Fora isso, por diversas vezes se realizou rifas e foram vendidos lanches na Heimatfest e outros eventos, para poder angariar fundos a fim de manter o coral. Com o encerramento das atividades, definiu-se que o valor que estava no caixa do coral seria doado para hospitais da região. Desta forma, dividiu-se o valor entre o Hospital Nova Petrópolis e o Hospital Schlatter de Feliz com entrega da doação financeira em outubro.
A diretoria agradece a todas as Administrações Municipais de Linha Nova e à Associação Cultural de Linha Nova por todo o apoio, incentivos e parcerias nesses anos. Gratidão à Família Bier pela cedência do espaço para os ensaios, encontros de corais, festas e churrascos dos sócios.
Um agradecimento muito especial a todos os regentes, integrantes, diretorias e familiares que não mediram esforços e se dedicaram ao Coral 25 de Setembro.
E um muito obrigado aos sócios, que confiaram no trabalho do coral, ajudando a manter um legado dos colonizadores de Linha Nova e a levar a cultura do canto coral por muitos lugares.