Notícias
Crianças aprovam projeto e abrem importantes debates na Câmara de Santa Maria do Herval

Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Preparando as futuras gerações, exaltando a democracia e o comprometimento para com o futuro de uma sociedade consciente, aconteceu na noite de terça-feira, dia 12, a primeira Sessão do Estudante na Câmara de Vereadores. As crianças – em idade média de 10 anos – não somente participaram, como também discutiram e aprovaram um projeto do Executivo [que posteriormente passou pelos edis]. Também apontaram para importantes questões do Município, que servirão de base para discussões mais aprofundadas pelos Poderes.
Estudantes vereadores / parlamentares – e à esquerda Letícia Arnold (assessora mirim) (FOTO: Divulgação / Câmara SMH )
Simulação
Foi seguido todo o rito de uma sessão. Os vereadores – eleitos em votações internas das escolas – apresentaram seus documentos e prestaram juramento para tomar posse. Após, foi realizada a eleição da mesa diretora, que teve a apresentação de duas chapas, sendo a vencedora: presidente Lara Wolschick, vice Caio Augusto Haubert Schneider e secretária Camile Eduarda Ponath.
Formaram a comissão de pareceres (João Antônio Roldo, Arthur Kunst e Agatha Karine Ferreira da Silva) e finanças (Alisson Olbermann, Grégory Luís Clement e Vitória Dapper Ceregatto Machado). Além disso, Letícia Arnold foi a assessora mirim.
Votação do projeto antifumo
Com o apoio constante do presidente Cleidir Arnold (MDB) e da assessora Zuleica Welter – que auxiliaram as crianças a compreender os trâmites –, os vereadores mirins aprovaram um projeto do Executivo que trata sobre a proibição de cigarros em espaços públicos destinados para recreação infantil, tal como praças. O projeto foi aprovado por unanimidade, tanto pelos estudantes como posteriormente, pelos Legisladores.
Apontamentos dos vereadores estudantes
– Arthur, da Cônego, agradeceu o trabalho da Administração pela manutenção das estradas;
– Camile, da Castelo Branco, destacou a obra de ampliação da escola onde está sendo construída sala dos professores, banheiro, secretaria e biblioteca. Falou do projeto sobre a água que estão desenvolvendo;
– Caio, da Amizade, agradeceu a Prefeitura pela pavimentação das ruas do bairro;
– Alisson, da Schweitzer, destacou o projeto votado e aprovado, atribuindo-lhe suma importância para manter os ambientes limpos e desejando que as pessoas se conscientizem de quanto o fumo é prejudicial à saúde de todos. Solicitou que a Sessão do Estudante se repita, para que mais colegas tenham a oportunidade;
– João, da Cônego, aproveitou para solicitar a interligação da iluminação pública na rua Beno Closs, que liga o Centro ao Caminhódromo. Além disso, destacou que faltam placas de indicação nas comunidades. Também pediu que a Prefeitura faça um estudo sobre a possibilidade de ter o recolhimento de lixo com separação, ou seja, a coleta seletiva. Solicitou melhorias na praça do Centro. Por fim abordou a saúde: “sou autista, portador da Síndrome de Asperger, porém tenho minhas condições para pensar, agir e para saber. O que quero e desejo é que as pessoas tenham respeito, busquem conhecimento, informação sobre as diversas formas de diferenças que existem. A minha condição não é motivo para rir ou falar coisas que ninguém sabe. Agora, eu e minha família sabemos o que é o transtorno do espectro autista, gostaria de compartilhar com outras pessoas e gostaria que pessoas pesquisassem sobre isso”. Desta forma solicitou que a Secretaria de Saúde abra um espaço para falar e tratar sobre o tema. “Eu e minha família nos colocamos a disposição para participar e auxiliar”;
– A presidente Lara, da Amizade, destacou a importância da escola e família trabalhar em parceria. Falou de uma dinâmica do ano anterior em que pais, alunos e a escola trabalharam juntos pintando jogos no pátio e construíram uma casinha da árvore.
Presente e futuro
A prefeita Mara Stoffel (PDT) participou da sessão e falou da importância do momento pelo exercício da cidadania e do despertar de pertencimento na vida pública. “Muito positivo para todos nós e também surpreendeu em vários aspectos, quem sabe foram revelados futuros políticos”, disse.
A noite também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), secretária de Educação Juliana Dilkin, professores, pais dos alunos e dos demais vereadores, que, após, seguiram com a Sessão Ordinária.