Destaques
Cuidado com as Fake News sobre o coronavírus
Confira, abaixo, alguns mitos sobre o novo coronavírus elencados pelo Ministério da Saúde. A lista de todas as Fake News já avaliadas pelo ministério encontra-se no site www.saude.gov.br/fakenews:
“Carnaval será porta de entrada do novo coronavírus”
No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral. O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.
“Orientações de emergência do Ministério da Saúde”
Esta informação é falsa! O Ministério da Saúde não fez nenhuma notificação de emergência ao público com estas informações. Manter uma boa hidratação é recomendada para síndromes respiratórias, porém não da forma como está sendo recomendada na notícia.
“Vitamina C com Zinco previnem novo coronavírus
Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
“Feira dos importados Brasília”
Esta informação é falsa!
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (30/1), os dois casos notificados pela Secretaria de Saúde foram excluídos para o novo coronavírus por não se encaixarem nos critérios da Organização Mundial da Saúde. Até o momento, não há casos confirmados do novo coronavírus no Brasil.
“Produtos que vem da China”
Esta informação não é verdadeira!
Não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. Além disso, a Anvisa tem monitorado diariamente os portos, aeroportos e fronteiras e emitido alertas sonoros de conscientização para os passageiros.
“Chá imunológico para o coronavírus “
Até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.