Notícias
Departamento de Trânsito recebeu diversos pedidos de redutor de velocidade em ruas de Dois Irmãos
Dois Irmãos – Nesta semana, uma matéria relatava as dificuldades enfrentadas por moradores da rua Adão Hack, no bairro Moinho Velho. Eles citam os perigos de quem trafega em alta velocidade pelo local, principalmente nas proximidades de uma pracinha infantil, onde muitas crianças brincam na área de lazer e andam de bicicleta no entorno. A solução, segundo os próprios moradores, seria a implantação de redutores de velocidade no local.
Este inclusive é o pedido de muitos moradores de todos os bairros para a Prefeitura e para alguns vereadores, que repassam a demanda para o Executivo. Entretanto, nem sempre a resolução destes tipos de problemas podem ocorrer com instalação de quebra-molas nas ruas. O chefe do departamento de trânsito da Prefeitura, Mauro Agostini, conta que são vários os pedidos para implantar redutores, mas que todos os casos precisam ser analisados individualmente.
Ele conta ainda que quando as vias passam por melhorias, principalmente através da pavimentação com asfalto, aumentam também os relatos de alta velocidade. “Acredito que não é possível colocar redutor em todos os pontos, porque a mobilidade necessita que o trânsito flua. O importante mesmo é trabalhar na educação dos condutores, para que trafeguem dentro do limite de velocidade permitido”.
Agostini relata ainda que a Rua Adão Hack está toda sinalizada e indicando os cuidados necessários e pede para que os motoristas façam a sua parte, evitando acidentes. “A questão de multiplicar os redutores eu não sei se é a solução mais adequada, mas sempre que o município recebeu pedidos como estes, foi dada algum tipo de resposta para a comunidade”.
Auxílio com consultoria
Ontem também a Prefeitura fechou uma parceria com uma empresa de Novo Hamburgo para auxiliar em diversas questões envolvendo o trânsito. Mauro conta que a empresa será responsável por fazer estudos legais envolvendo os pedidos de colocação de redutores em ruas de Dois Irmãos, além de auxiliar no grupo de trabalho do projetos de possível implantação do estacionamento rotativo e nos estudos para o novo edital do transporte coletivo.