Notícias
Descartes irregulares preocupam e motivam campanha
Ivoti – A grande quantidade de descartes irregulares de materiais que podem ser destinados através da coleta do caminhão de lixo doméstico tem chamado a atenção da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente.
A principal preocupação é com resíduos como móveis, eletrodoméstico e materiais de construção civil: “são os maiores desafios que enfrentamos, pois são colocados nas ruas ou terrenos baldios para que o município recolha, entretanto, a responsabilidade é do morador”, acentua o secretário Renato Veiga Júnior. Ele destaca que a maioria da população está habituada com a coleta do lixo doméstico, mas ainda precisa ser orientada em relação aos demais resíduos.
CAMPANHA
Para orientar os moradores, foi criada a campanha “Lugar de lixo é no…”, que orienta a destinação dos diversos tipos de materiais. Terreno baldio e passeio público são lugares inadequados para a colocação de qualquer material. Se flagrar algum caso, o morador pode fazer a denúncia pelos telefones 3563-6788 ou 98608-1559 ou pelo e-mail meio.ambiente@ivoti.rs.gov.br.
Confira os a destinação dos resíduos:
*Resíduos domésticos: através do caminhão da coleta de lixo
*Resíduos eletrônicos: ponto de entrega voluntária no CEAMI para moradores pessoas físicas (Rua Santa Clara, 3000, Bairro Bom Pastor)
*Resíduos especiais (como lâmpadas, pilhas, pneus e latas de tinta): devem ser devolvidas ao comércio revendedor
*Resíduos de construção civil: devem ser destinados através da contratação de papa-entulho
*Móveis usados: utilize as redes sociais, em grupos de troca, para ajudar quem precisa
*Resíduos industriais: devem ser destinados pelo empreendedor, e comprovado em planilha de resíduos exigida no processo de Licença Ambiental