Notícias

Dia da Conscientização do Autismo: instituições de Ivoti buscam acolher pessoas com a deficiência

01/04/2021 - 09h40min

Atualizada em 05/04/2021 - 10h43min

Ivoti – O dia 2 de abril é marcado por ser a data que acolhe o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente há cerca de 20 pessoas em Ivoti que possuem o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Ao contrário do que a maioria pensa, o autismo não é uma doença e, sim, uma deficiência, como explica a presidente do CMDPD, Marliese Godoflite.

“O autismo é um transtorno neurológico caracterizado por um conjunto de alterações do comportamento social, da comunicação e da linguagem e que variam em diferentes graus e gravidade”.

Simbolizado por uma peça de quebra-cabeça, o intuito é justamente remeter à grande diversidade de espectros que existem e formam o TEA, além de também fazer uma alusão à complexidade do autismo. Na maioria dos casos, os transtornos se manifestam nos primeiros 5 anos de vida e persistem na adolescência e idade adulta.

Para acolher os moradores e as famílias que precisam conviver com esta deficiência, em Ivoti existe também a Amai, a Associação dos Amigos dos Autistas de Ivoti. Assim, como forma de dar continuidade a esta inclusão aos autistas que o município busca realizar ao oferecer diversas redes de apoio, o CMDPD convida a comunidade para que nesta sexta-feira as pessoas vistam-se de azul e iluminem locais da cidade com a cor, que também é um dos símbolos do TEA.

“Queremos reforçar a importância da disseminação de informações para diminuir barreiras. Nós, enquanto CMDPD, defendemos o respeito às diferenças!”.

Participação

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará uma reunião, de forma remota, no dia 12 de abril, às 13h30. O intuito é que sejam discutidas junto aos integrantes ideias e reivindicações para a construção e continuidade de projetos acolhedores. Caso tenha interesse em participar com alguma sugestão, basta entrar em contato com o CMDPD. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do Conselho ou pelo telefone (51) 9 9791-6530.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário