Notícias
DIÁRIO DA TERCEIRA IDADE: Após três anos, grupos de Nova Petrópolis escolhem nova corte
Erni e Talita Pinnow, do Vale das Hortênsias, foram coroados Rei e Rainha 2023
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Três anos após o último baile que escolheu a corte da terceira idade de Nova Petrópolis, em 2019, os onze grupos de idosos do município se reuniram no Kulturvolksfest para escolher a nova corte. Os escolhidos deste ano são o casal Erni Oswino Pinnow (70) e Talita Lucia Pilz Pinnow (65), que representou o grupo Vale das Hortênsias, da Linha Araripe. “Estamos muito felizes. A gente gosta bastante, participamos há quatro anos já [do grupo]”, conta a rainha Talita.
O casal foi escolhido entre os onze que competiam pela coroa. Eles foram avaliados de forma geral nos quesitos ‘desenvoltura’ e ‘simpatia’ e também passaram por entrevista com jurados antes do desfile. “Depois de dois anos praticamente de pandemia, poder retornar as atividades dos grupos é fundamental para a socialização dos idosos”, avalia a coordenadora de políticas para mulheres e idosos, Liriane Kintschner. “Realizar o concurso de escolha do rei e rainha municipal da melhor idade tem como principalmente objetivo valorizar a pessoa idosa, promover a autoestima de uma geração que já fez muito por nós”, explica a coordenadora.
REPRESENTANDO O GRUPO – O casal escolhido conta que foi uma surpresa para ambos se tornar rei e rainha da terceira idade. Isso porque eles estavam representando o grupo no lugar de outro casal, que era quem já havia sido escolhida com o esposo para ser o representante do grupo na escolha. Porém, há cerca de um ano, o homem faleceu e a esposa não quis ir sozinha para a escolha de casal. “Ela não quis ir sozinha, ficou sem jeito”, conta Talita. “Nós nos oferecemos para representar o grupo e lá para nossa surpresa, fomos escolhidos”, revela.
Talita e Erni participam do grupo há quatro anos, praticamente desde que chegaram em Nova Petrópolis vindos de São Gabriel. Eles contam que vieram seguindo os filhos, que já moravam em Nova Petrópolis, e logo que chegaram na Serra, foram acolhidos pelo Vale das Hortênsias. “Foi muito legal porque a gente conheceu mais o povo. Para quem não participa, só indico participar, a gente sai, vai em baile, se diverte”, conta. “É importante lembrar que não precisa ter 60 anos para participar. A partir dos 40 já pode fazer parte do grupo e participar, só não pode ser eleito para diretoria. Mas participar pode”, convida a rainha.
BAILE DE 25 ANOS
O Vale das Hortênsias tem muito a comemorar, ainda mais com a corte municipal sendo do grupo no ano do aniversário de 25 anos. As comemorações do jubileu de prata ocorrem no dia 5 de novembro, na Sociedade Linha Araripe. “Queremos convidar toda a comunidade da terceira idade de Nova Petrópolis para participar”, convida o rei.