Conecte-se conosco

Notícias

DIÁRIO RURAL: Família do Travessão produz mais de 15 variedades de doces e conservas

12/02/2020 - 10h00min

Atualizada em 12/02/2020 - 11h26min

Dois Irmãos – O casal Inês Claudete Berlitz Boll e Walter Boll, moradores do Travessão, participam da Feira Livre de Dois Irmãos e estão bem satisfeitos com os resultados. Eles produzem mais de 15 variedades de doces como compotas de figo, pêssego, chuchu, conservas e geleias. Inês segue uma tradição familiar na produção de doces, mas também fez curso de processamento de alimentos para aperfeiçoar a técnica. “Minha mãe já fazia doces e conservas. Comecei com melado e fui aumentando a variedade. As vendas começaram por acaso, entre os conhecidos e depois foi expandindo. Depois o pessoal do sindicato e a Emater chegaram para nos ajudar. Hoje a aceitação está sendo muito boa pois isso que oferecemos é um alimento saudável. Quem se criou na colônia comia e agora é uma forma de relembrar. Temos alguns que são os mais procurados, como o doce de figo, que é o carro chefe, seguido pelo de pêssego e chuchu”.

DIÁRIO RURAL: Conheça quem são os oito feirantes que participam da Feira Livre de Dois Irmãos

Produção em alta

Desde outubro já foram produzidos mais de 1000 vidros, entre conservas e doces. Mas o objetivo é ampliar a produção e as vendas. Os produtos possuem rótulos nas embalagens e estão legalizados. Uma das vantagens das conservas e compotas é que não usam conservante. Na horta não vai defensivo químico. Uma das maiores preocupação quando abre um negócio é conseguir mercado e nisso a Feira do Produtor está ajudando bastante. Inês conta que apesar das dificuldades de se manter na agricultura, a qualidade de vida compensa. Antes o trabalho era mais pesado pois tinha vacas de leite, mas acabou trocando pelos doces e conservas que são vendidos em casa e na feira. Assim o casal trabalha junto. A propriedade rural fica na Rua Alberto Rübenich, 1180, Travessão. (51) 99933-6026 ou (51) 99989-3428.

Dois Irmãos repassa R$ 4 mil para o Grupo Escoteiros Os Moicanos

Feirantes

Eles participam da Feira Livre, também chamada Feira do Produtor, que está tornando-se um importante instrumento para ampliar as vendas de produtos produzidos por famílias ligadas à agricultura em Dois Irmãos e municípios vizinhos. São oito feirantes que dividem espaço todos os sábados, das 7h às 12h, na Av. 25 de Julho (ao lado da Biblioteca Pública Municipal). A Feira é resultado de uma parceria entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e Emater, que se empenharam em oportunizar o espaço e conseguir os feirantes.

De acordo com Pedrinho Becker, presidente do sindicato, eles estão trabalhando para que a população crie o habito de visitar a feira e, assim, valorizar o produto local. “A feira iniciou no dia 23 de novembro de 2019, e muita gente ainda não conhece. Estamos trabalhando na divulgação e já começamos a perceber que tem alguns clientes fixos. Hoje temos o desafio dos oito feirantes que estão lá conquistarem um possível público de 32 mil pessoas. São comercializados desde doces, queijos e até flores”, afirma. Ele também lembra essa divulgação também está sendo trabalhada dentro do Vale Germânico.

Inês e Walter também vendem seus produtos na feira. (foto: Rogério Savian)

 

 

Pedrinho, Moisés, Walter e Claudete com os doces e conservas. (foto: Rogério Savian)

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.