Notícias

DIÁRIO RURAL: pomar em Nove Colônias oferece frutas, geleias e sucos artesanais

07/05/2020 - 09h32min

Atualizada em 07/05/2020 - 09h45min

Visitantes aproveitam para entrar no clima com piquenique (Créd.: Divulgação)

Nova Petrópolis – A Casa Sander é uma agroindústria familiar especializada em geleias artesanais sem conservantes e suco de uva integral. Existente desde 2017, a propriedade fica numa área privilegiada, com uma vista incrível do interior de Nova Petrópolis, e convida os moradores, visitantes e turistas a apreciarem uma produção natural de frutas para todos os gostos. Além disso, o local também faz parte de dois roteiros importantes: Alemães do Sul e Caminhos Germânicos.

Em uma área total de cinco hectares onde dois deles abertos para visitas, são produzidas diversos tipos de frutas e os visitantes podem se deliciar com a variedade do pomar onde são cultivados morangos, amoras, mirtilos (blueberries), pêssegos, laranjas, bergamotas, figos e demais frutas. Outra opção de passeio e apreciação, é o 1,5 hectare de parreiral de uva bordô, que além de fazerem parte da paisagem, também oferece sombra aos visitantes.

A produção de frutas, geleias e sucos artesanais recebem todo o cuidado e respeito à natureza, presentes desde o momento do plantio até a colheita, feita no momento certo da maturação, o que garante frutas de excelente qualidade.

Também há um deck onde são servidos sucos naturais, vinhos, espumantes, cervejas artesanais da região, tábuas de frios, sanduíches, quiches, sorvete com calda de frutas vermelhas, apfelstrudel, uma sobremesa tradicional da Áustria, e vários outros lanches. “Tudo emoldurado com uma vista de perder o fôlego”, conta a proprietária do local, Mariana Sander.

Frutas com pimenta

Opções não faltam para os apreciadores. A Casa Sander oferece a linha de frutas, composta por morangos, amoras, uvas, laranjas e figos, mas também uma linha gourmet. onde as frutas são mais apimentadas. E não é força de expressão, há morango com pimenta, abacaxi com pimenta, gengibre, pêssego com lavanda, frutas vermelhas e frutas roxas. E por último, a linha Premium, composta por mirtilo, framboesa e damasco.

Cemitério secular

Na divisa, fora da propriedade, há o cemitério luterano de Nove Colônias, utilizado até 1940. Os primeiros túmulos datam de mais de um século e meio atrás, ano 1886, e são mantidos limpos pela Casa Sander.

Conexão com a natureza

O casal Mariana e Adriano Sander são de Gramado e na cidade vizinha tiveram uma agência de turismo durante 16 anos. “Sempre fomos mais urbanos”, disse Mariana. Em 2012, ambos compraram o Sítio onde abriram a Casa Sander, e três anos depois venderam a agência para se conectarem com a natureza, plantar e começar a agroindústria como novo negócio.

“Nossa área sempre foi serviço, turismo, sempre gostamos de acolher bem as pessoas, informar, conversar e esta região tem um potencial gigantesco. Por isso resolvemos abrir para o turismo local”, explica Mariana.

Adriano e Mariana acreditam que agora é o momento ideal para o público procurar o local como opção de turismo em meio à crise do coronavírus Covid-19. “Temos um local perto de casa, aberto, que a família pode se encontrar, com amigos, conferir produtos naturais, sem conservantes e interação com a natureza. Acho que nesse momento faz todo o sentido”, diz a proprietária.

As frutas diretamente nos pés são atrativos à parte (Créd.: Divulgação)

Piquenique da Casa Sander

Após um período fechado devido à pandemia, o local reabriu com uma nova opção, um piquenique, algo para reunir a família, amigos, ou até mesmo casais que buscam uma opção de laser ao ar livre e curtir a natureza de forma simples. “Na área do piquenique, quem vier poderá conectar-se com a natureza e desfrutar de um momento especial em lugares abertos, cheios de verde e com vistas incríveis. São vários ambientes no meio do pomar para viver uma experiência”, descreveu Mariana.

Piquenique com vinho

Os visitantes escolhem como montar seu piquenique e também o local onde irão consumir. Assim, os funcionários do local, que são os próprios donos e sua filha Gabriela, levam a cesta, taças e toalha xadrez para criar o clima.

O local fica localizado na Estrada Geral da Linha Nove Colônias e é aberto ao público de quarta a Domingo das 10h às 17h. A entrada é gratuita, porém é proibido que levem comidas e bebidas de fora, exceto chimarrão. Já o cardápio do deck e piquenique é oferecido nas sextas, sábados, domingos e feriados.

Sair da versão mobile