Notícias

Dois assaltos em duas semanas: medo constante vira realidade dos moradores do Encosta do Sol em Estância Velha

21/01/2021 - 10h45min

De acordo com o número de ocorrências registradas pela Brigada Militar, foram cerca de 12 ocorrências no ano de 2020 (Crédito: Lucas Woleck)

Estância Velha – Nesse início de ano, em apenas duas semanas, já ocorreram duas ocorrências de assalto no bairro Encosta do Sol. De acordo com os números registrados pela Brigada Militar, foram cerca de 12 ocorrências no ano de 2020, entre furtos e roubos, de veículos, a residências e a pedestres. Destes, sete foram configurados como furto qualificado. 

Marcos Vinícius, de 24 anos, mora no loteamento Jardim da Encosta há dois anos, e conta que o medo constante já virou uma realidade para os moradores do local. Segundo ele, os problemas com a iluminação das ruas sempre demoraram a ser resolvidos pelas autoridades, o que acabaria deixando o local propício às ações destes criminosos.  

“Logo quando a lâmpada de algum poste queima, nós da vizinhança logo abrimos um protocolo na prefeitura, pois sabemos que às vezes leva questão de mais de um mês para virem trocar. Acredito que esse tempo é o suficiente para os ladrões perceberem onde falta iluminação e se prepararem para efetuar esses crimes”, contou Marcos. 

De acordo com ele também, não é apenas este problema que traz insegurança à população local, mas também a falta de policiamento. O morador conta que apenas durante o dia são realizadas rondas pelo bairro. 

Estância Velha recebeu 191 doses de vacina no primeiro lote

CONTRAPONTO 

A Brigada Militar (BM), afirmou que faz rondas em todos os bairros durante à noite, inclusive no Encosta do Sol. “Salvo exceções quando estamos em ocorrência é claro”, acrescentou Sargento Vieira, destacando que, devido a estas rondas noturnas é que foram recuperados diversos carros roubados ou se desenrolaram operações, por exemplo. 

Conforme explicado por ele, a BM, apesar de ter a guarnição reduzida, ainda conta com um serviço de inteligência policial, bem como o uso da tecnologia, para auxiliar a manter a segurança da população. 

Sobre a questão da iluminação pública, a prefeitura disse que, desde o início da gestão, iniciou um processo de substituição de lâmpadas queimadas em diferentes pontos da cidade, totalizando 141 lâmpadas trocadas em apenas 14 dias, e que, naturalmente, vão atendendo as demandas conforme forem surgindo.  

Estância Velha: vereador Jacob Immig (PTB) é empossado

Os responsáveis ainda ressaltam a importância de que os moradores registrem os problemas de iluminação na Secretaria de Obras, já que esta é a melhor maneira de garantir essa prestação de serviço. 

Além disso, Marcos afirmou que foi contatado pela administração do município, após realizar uma postagem nas redes sociais desabafando sobre o problema. O prefeito Diego Francisco teria marcado uma reunião na próxima terça-feira, 26, com alguns dos moradores do bairro para tratar de soluções para o problema. 

Sair da versão mobile