Notícias

Dois Irmãos 62 anos: “O município está vivendo mais uma forte transformação”, afirma vice-prefeito Juarez

11/09/2021 - 07h45min

Vice-prefeito enaltece a diversificação economica que está acontecendo no município

Dois Irmãos – O vice-prefeito Juarez Stein, 64 anos, avalia que Dois Irmãos continua crescendo graças a diversificação da economia aliada a força do setor calçadista, o avanço da construção civil, a presença do Grupo Herval e diversos investimentos em andamento. Nascido na localidade de Linha Comprida, no interior de Salvador do Sul; Juarez passou a morar em Dois Irmãos no ano de 1964. A experiência na vida pública é uma das marcas do entrevistado que está no 5º ano como vice-prefeito. Soma-se a trajetória ainda, dez anos no Legislativo, sete anos e cinco meses como secretário (de Administração e da Fazenda) e oito anos como prefeito.

Como você avalia o trabalho até aqui à frente do cargo?

Essa avaliação poderia, ou deveria,  ser feita por terceiros, pelos colegas de trabalho ou por contribuintes que procuram atendimento nas áreas em que atuo. É certo que estou sempre no meu local de trabalho. Cumpro fielmente o horário estabelecido.

Quais os principais desafios encontrados até o momento?

Sinceramente, até aqui, os desafios foram todos contornáveis. Tenho me dedicado exclusivamente ao cargo.

O quanto a experiência na vida pública contribui para a gestão?

Creio que sim. Conheço muitos dois-irmonenses. Conheço bastante da cidade e boa parte de suas leis. São, sim, experiências que contribuem no dia a dia.

Como você descreve o momento de Dois Irmãos hoje?

No meu entender, o município está vivendo mais uma forte transformação (outra foi vivenciada com o advento da exportação de calçados, a partir dos anos 1970). A economia já diversificou-se bastante. A presença do Grupo Herval nesse processo é muito expressiva. O calçado continua empregando muito, gerando renda, tributos e qualidade de vida.

Quais são as considerações quanto o crescimento de Dois Irmãos?

Ainda quanto ao crescimento, a construção civil está vivendo um momento único também em Dois Irmãos. São centenas e mais centenas de lotes urbanizados – e bem localizados – à disposição dos interessados. Outros investimentos relevantes estão em andamento.

Como avalia o enfrentamento a pandemia e como está sendo hoje a retomada?

A Administração Municipal está atenta. Ela sabe que a população crescerá rapidamente. Logo seremos 40 mil; sabe que crescerão as demandas nas áreas da Saúde, da Educação, na área social. A Administração está cuidando do Plano Diretor, do Plano de Mobilidade, da ampliação do número de vagas na educação infantil, da ampliação do Distrito Industrial.

O enfrentamento a pandemia e a retomada: nada está definitivamente superado. Os idosos continuam sofrendo. Os nossos pequenos foram, acreditem, muito afetados. Mais de 70 concidadãos partiram, gerando perplexidade, sofrimento e saudade. Passados 18 meses, nem tudo está entendido, compreendido. Os gestores acertaram e erraram. É certo que procuraram fazer o melhor pelas suas comunidades. Muitas injustiças foram ditas e escritas. Está passando. Os alunos estão voltando. O nível de emprego em nossa cidade está muito bem. Oxalá tenhamos aprendido coisas novas e boas com esse evento cruel.

* Este conteúdo faz parte do caderno especial de 62 anos de Dois Irmãos, produzido pelo Jornal O Diário da Encosta da Serra

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário