Notícias
Dois Irmãos: mosquitos da dengue em bromélias. Mito ou verdade?
Dois Irmãos – Alguns estudos recentes sugerem que bromélias não são os criadouros preferenciais de Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Em vista desta conclusão muitas pessoas correram para inocentar as bromélias, muitas vezes motivadas por interesses comerciais. É um problema simples de interpretação de texto, as bromélias PODEM ser criadouros se não houverem outros locais mais adequados como pneus e recipientes plásticos.
O biólogo da Vigilância em Saúde, Fernando Goulart Timm, explica: “De fato já foram coletados exemplares do inseto em bromélias pela equipe de Vigilância Ambiental de Dois Irmãos. O mosquito tem gerações muito mais rápidas que nós humanos, por isto evolui mais rápido e acaba se adaptando as condições ambientais que encontrar como locais de água suja e reservatórios não usuais, como bromélias”.
O biólogo finaliza: “Cabe frisar, no entanto, que até o momento não existem evidências que o mosquito se crie em áreas de matas e corpos de água naturais como açudes, lagos ou arroios”.