Notícias
Dois Irmãos registra o primeiro caso de varíola dos macacos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Em atualização da Secretaria de Saúde do Estado na tarde desta segunda-feira, 22, às 16h, foi confirmado o primeiro caso de Monkeypox, a Varíola dos Macacos, em Dois Irmãos. O boletim foi divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
De acordo com o secretário de Saúde, Nilton Tavares, a informação também chegou à conhecimento através da publicação do Estado. “O que nós tínhamos eram dois testes que foram feitos pelo Lacen e que deram negativo. Ontem, para a nossa surpresa, foi confirmado um caso positivo. Mas não temos nenhum dado com relação a isso, estamos tentando contato com o Estado se o caso foi feito por aqui, se essa pessoa está aqui ou fora quando fez o teste“, explica, afirmando que mais informações serão divulgadas assim que disponíveis.
No total, há 61 casos confirmados em todo o Estado e, outros 253 estão em investigação.
Os principais sintomas são febre, sintomas respiratórios como tosse, dor de cabeça e nas costas, dores musculares, falta de energia e erupção cutânea (lesões, bolhas e crostas).
A transmissão ocorre através de fluídos corporais, gotículas ou materiais contaminados.
A Saúde orienta que, para se prevenir, deve-se usar máscara de proteção facial, lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Para conferir a informação divulgada pelo Estado basta clicar neste link. Neste portal são atualizados os casos em todo o Rio Grande do Sul.
CASOS NO RIO GRANDE DO SUL
Campinas do Sul: 1
Campo Bom: 1
Canoas: 5
Carlos Barbosa: 1
Caxias do Sul: 4
Dois Irmãos: 1
Esteio: 1
Garibaldi: 3
Gramado: 1
Igrejinha: 3
Monte Belo do Sul: 1
Novo Hamburgo: 3
Parobé: 1
Passo Fundo: 1
Porto Alegre: 24
Santo Ângelo: 1
São Leopoldo: 1
São Marcos: 1
Sapiranga: 1
Uruguaiana: 2
Viamão: 4