Notícias

Dois Irmãos respira cultura através da 33ª Feira do Livro

22/10/2022 - 23h15min

Atualizada em 23/10/2022 - 09h25min

Evento conta com diversas atrações, também neste domingo, no Parque Romeo Benício Wolf (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – Fomentar a leitura, a cultura, a escrita, juntamente com a inclusão é o objetivo da Feira do Livro de Dois Irmãos. Esse momento, que é tão importante para diversas áreas como a educação, com o contato dos jovens desde cedo com a literatura ou na parte econômica, por ser um evento que atrai turistas e movimenta a economia criativa. O evento iniciou no dia 17 e segue até o dia 29 de outubro, nas escolas do Município, Biblioteca Pública e no Parque Romeo Benício Wolf.

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO – 23/10 – no Parque

9h30 – Chá literário e premiação do Concurso de Narrativas

10h30 – Contação de história “A vizinha nova”

14h30 – Palavra da Patrona

15h – Mostra de dança da FADI

15h30 – Mostra de dança da Escola Bruxinha Faceira

16h – Mostra de trabalhos da Ballerin Cia de Dança

17h – Espetáculo Teatral “O Bicho, o Pinheiro e a Festa”

18h – Encerramento com Balé Folclórico Origens

 

Inclusão

Um fato a se destacar nesta 33ª edição é a inclusão, não apenas para tornar o nome belo ou chamar a atenção, mas sim efetivamente a inclusão praticada em cada detalhe. Como por exemplo, a escolha da Raíssa Laís Machado, de 17 anos, que tem síndrome de Down. A escritora Fernanda Machado, também com síndrome de Down, se apresentou no palco para alunos, explicando sobre o seu livro e em sequência fez uma sessão de autógrafos no novo Espaço do Escritor.

 Alegria

Além dessa questão, a feira traz a musicalidade, com a escolha da patrona Nana Bernades, professora e escritora de Sapiranga, que compôs uma música especialmente para a feira. “A feira está muito alegre, a programação toda no final de semana será divertida, inclusiva e nós queremos que todos participem”, disse a Chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes.

Abertura oficial

A abertura oficial foi um momento especial, que ocorreu na noite de quinta-feira. O cerimonial foi realizado por Raíssa Laís Machado, que se destacou pelos seus sorrisos e carisma com o público.

Um momento emocionante foi o bate-papo com o escritor Alex Duarte, que por meio de músicas, vídeos e um conteúdo cheio de sensibilidade, conseguiu abordar de forma didática, sobre o tema de inclusão das pessoas.

Escritores locais

Uma novidade na feira é o espaço para escritores locais. Neles, os autores da região podem conversar e interagir com o público sobre as suas obras, comercializar seus exemplares e fazer sessões de autógrafos em um lugar reservado para essa finalidade. Esse espaço é uma maneira de ajudar na divulgação e perpetuação dos trabalhos de escritores de Dois Irmãos e região

Copyright© 2020 - Grupo o Diário