Notícias

Donos de restaurantes da Capital ganham permissão para doarem alimentos para quem passa fome

03/11/2021 - 14h20min

Alimentos serão destinados as pessoas carentes

Regional- Mais de 19 milhões de brasileiros estão passando fome. E mais da metade da população do país, cerca de 116,8 milhões de pessoas, enfrenta a insegurança alimentar, o que significa que não tem acesso pleno e permanente a alimentos. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, elaborado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

Um alento para minimizar os impactos dessa desigualdade social foi a aprovação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na semana passada, de projeto de lei que autoriza os estabelecimentos responsáveis pela produção, fornecimento, comercialização, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios, sejam eles industrializados ou in natura, a doarem o seu excedente a pessoas físicas ou jurídicas, sem necessidade de licença prévia ou autorização da Prefeitura da Capital.

Nos sentimos mais seguros em fazer as doações dos alimentos excedentes, pois agora estamos amparados por lei”, comentou Gilmar Kuhn, gerente de um restaurante no Centro Histórico. “Atualmente, por causa da pandemia, a comida sobressalente varia de cinco a dez marmitas bem cheias”, acrescenta. Antes, porém, os volumes eram bem superiores.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Maria Fernanda Tartoni, avaliou como positiva essa nova realidade. “A expectativa é que mais restaurantes doem os alimentos excedentes e nós vamos incentivar isso. Estamos discutindo a questão de logística e de operacionalidade das doações”, revelou. “Temos comida de qualidade indo para o lixo e agora poderemos direcionar esses alimentos para quem vai fazer bom uso”, completou.

Fonte: Correio do Povo

 

Sair da versão mobile