Exclusivo assinantes

ELEIÇÕES 2020 – Como está o número de filiados em partidos políticos de Linha Nova

28/08/2020 - 08h15min

Atualizada em 28/08/2020 - 10h13min

Linha Nova – Está cada vez mais próxima a disputa por uma das nove vagas da Câmara de Vereadores e pela Prefeitura. O pleito começa a ficar mais claro já nas próximas semanas, com a realização das convenções partidárias, definido realmente quem vai concorrer a prefeito, vice e para um dos cargos de vereador. E nesta etapa, a participação da comunidade é muito importante, até porque o índice de eleitores filiados a alguma sigla no município é alto.

A reportagem do Diário teve acesso exclusivo a um levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número de filiados em partidos políticos no município e sua variação entre 2016 e 2020. Atualmente, um a cada três eleitores aptos a votar em Linha Nova é filiado a algum partido político, com um índice de 36% de correligionários. De certa forma, estes dados dão uma prévia do que está por vir nas eleições municipais de novembro.

Sobe e desce

O maior partido em Linha Nova segue sendo o PP, atual Progressistas, com 135 membros. Entretanto, este número caiu 7,5% se comparado à 2016. Em seguida, aparece o MDB, que caiu de 116 filiados para 113. As maiores mudanças mesmo estão no PDT e no PSB. Enquanto o primeiro registrou a maior queda, com 15 filiados a menos, o segundo ganhou 16 entre 2016 e 2020.

O presidente municipal do PSB, Gilberto Vogel, comentou sobre o crescimento no número de filiados. “Isso se deve em razão do partido ser bastante aberto a novas ideias, discutindo em conjunto com seus filiados propostas e projetos que venham ao encontro dos anseios da nossa comunidade”. Já o presidente do PDT, Nicolau Hass, foi procurado pela reportagem e contestou o número apresentado pelo TSE, afirmando que o partido possui mais de 90 filiados ativos.

Sair da versão mobile