Notícias

ELEIÇÕES 2020: Mulheres estão à frente dos partidos em Dois Irmãos

28/07/2020 - 10h19min

Atualizada em 28/07/2020 - 10h20min

Dois Irmãos – Há bastante tempo as mulheres da região vêm conquistando espaço na política. Nesses meses que antecedem o período eleitoral o Diário traz relatos de algumas que estão à frente de partidos para saber como estão os preparativos e também como avaliam a participação feminina nas decisões políticas.

 “É preciso desmistificar”

A presidente do PT, Cristine Groth, foi a primeira a assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no município. Iniciou na política há cerca de 30 anos, no PT de São Leopoldo, onde por diversas vezes fez parte da direção local e também do partido. “Graças a Deus tenho parceiros de partido que não são machistas. O PT sempre prezou pela democracia. Não tenho dificuldade em fazer minha voz ser ouvida”. Ela destaca a importância da mulher fazer parte das decisões políticas. “É muito bom que temos uma prefeita em Dois Irmãos. Isso desmistifica porque somos capazes, mas muitas vezes não enxergamos. Dentro do partido temos um grupo interessante de mulheres e precisamos ocupar ainda mais espaço. A questão política sempre foi muito masculina”.

Em relação às eleições municipais, destacou que o PT está definindo as alianças e terá de 10 a 14 nomes que vão concorrer às cadeiras na Câmara. Para a majoritária já está definido. “O Joracir Filipin é o nosso pré-candidato. Estamos esperando os prazos para anunciar oficialmente. Já fomos governo e nossos filiados estão cobrando isso. Assim que possível faremos o pré-lançamento, anunciando a lista”.

Cristine Groth, presidente do PT. (foto: Rogério Savian)

“Estamos nos preparando”

A presidente do Partido Social Democrático (PSD), Joceliz de Mello Fritzen, conta que ainda estão trabalhando e se preparando para as eleições municipais e que os nomes de possíveis candidatos ainda estão sendo definidos. “Pode ser que tenhamos candidatos para majoritária”, disse, sem mencionar quem poderá ser. O partido tem cerca de 80 filiados. “O município também recebeu uma emenda de R$ 220 mil para a saúde, do deputado federal do PSD, Danrlei de Deus Hinterholz”.

Joceliz de Mello Fritzen, presidente do PSD. (foto: Cleiton Zimer)

“A participação da mulher ainda é pequena”

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também é comandando por uma mulher em Dois Irmãos. Ivete Rambo ingressou na política em 2012 e destaca que na sua percepção a participação feminina ainda é pequena na política. “Seria interessante que tivéssemos bem mais mulheres nesse meio. Mas muitas acabam não se interessando. Conseguimos três novos nomes, inclusive uma já é pré-candidata para essa eleição”. Em relação às eleições municipais, afirma que o partido segue em negociações. Estão avaliando as possibilidades de coligações. “Era para termos 14 nomes para vereadores, mas pela questão das mulheres vamos ter de 9 a 10”. Como Ivete é servidora do município e também pré-candidata, tem até o dia 10 de agosto para se afastar das atividades, mas continuará à frente do partido.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário