Destaques
Eleições 2020: O Diário entrevista Denise Raquel Vogel Staudt (MDB), candidata a Prefeitura de Presidente Lucena
Presidente Lucena – Professora do Ensino Fundamental no município há 18 anos, a candidata Denise Vogel, de 41 anos, já foi vereadora de Presidente Lucena e esteve à frente do município como prefeita interina por cinco meses. Na gestão anterior, ela foi secretária de Educação.
Caso seja eleita, qual será o seu primeiro ato no governo?
“Cada um tem o seu jeito de governar, mas da minha parte, estarei rodeada de pessoas competentes, qualificadas, e juntos faremos um governo transparente. Então, primeiramente, a gente vai dar continuidade a serviços essenciais, porque o município não para – embora, entre e saia governo, as necessidades da população permanecem. Organizaremos de forma séria todas as ações propostas no nosso plano de governo, para que a gente faça uma gestão de qualidade, transparente, para o bem da nossa população”.
Nos últimos tempos, vários novos postos de trabalho estão sendo abertos no município. Na sua visão, qual é a participação do município para que a abertura destas novas vagas ocorra e como, na sua gestão, pretende atrair mais empregos?
“Nós temos o exemplo da Granja Pinheiros, que é uma grande empresa dentro do nosso município, ficamos contentes por ter empresas deste porte aqui. Também temos a Luz da Lua, que tem feito um grande investimento na cidade, além de termos outras grandes empresas dos mais variados segmentos. Minha proposta é incentivar novas empresas a virem para cá, mas conceder benefícios também para as empresas já instaladas. Estudaremos a possibilidade de instalação de uma área industrial dentro do município”.
“Cada um tem o seu jeito de governar, mas da minha parte, estarei rodeada de pessoas competentes, qualificadas, e juntos faremos um governo transparente”
Entre os anos de 2019 e 2020, a agricultura teve prejuízos por conta da estiagem. Há uma expectativa de que no início do próximo ano, o Estado passará novamente por uma situação similar. Que tipo de auxílio ou benefício o município poderia dar para os agricultores para que enfrentem este período?
“Se a agricultura não vai bem ao longo dos anos, quem nos trará o alimento para mesa? Precisamos incentivar o agricultor, auxiliar ele. Precisamos fazer o transporte de água quando necessário. Precisamos decretar situação de emergência no município para que a gente consiga a perfuração de novos poços. Nós temos no município poços perfurados que têm água e que a gente precisa ativá-los porque sabemos da possibilidade de acontecer uma nova estiagem este ano e precisamos estar preparados. Nossa proposta é decretar situação de emergência, para se cadastrar e receber poços”.
Historicamente, existe uma preocupação constante relacionada aos perigos da VRS-865 (rua Presidente Lucena) – que é a principal via do município. No entanto, por ela pertencer ao Estado, o município não possui muita gerência sobre a via. Como sua gestão pretende trabalhar para melhorar este trecho?
“De fato, é uma via onde acontecem muitos acidentes. Não vou sossegar enquanto a gente não conseguir, junto ao governo do Estado, mais segurança. A instalação das lombadas eletrônicas – que muito foram solicitadas, foram instaladas, mas logo em seguida foram retiradas. Outro projeto nosso é a instalação de câmeras de videomonitoramento, que são para segurança, mas que também captarão as imagens da alta velocidade”.
Cada vez mais está em alta a transparência no Poder Público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleita, como você pretende ser transparente na gestão?
“Eu acredito que a transparência vem acima de tudo. A população merece saber disto porque é o dinheiro dela. Uma das maneiras mais diretas de a gente fazer isto, é fazendo uma audiência pública todos os anos em cada uma das comunidades e também no Centro. Então, está é uma das propostas que a gente tem, além de colocar tudo no Portal da Transparência – todos os gastos, todas as despesas, todos os investimentos que o Poder Público tem”.
“Se a agricultura não vai bem ao longo dos anos, quem nos trará o alimento para mesa? Então, a gente precisa sempre incentivar o agricultor”
Ouvindo a população de Presidente Lucena, algumas localidades ressaltaram que esperam melhorias na área da saúde. Como a candidata trabalhará esta questão?
“Primeiramente, eu acho que a gente precisa de uma gestão séria na área da saúde. A parte antiga da nossa Unidade Básica de Saúde precisa de uma reforma imediata. Também vamos colocar mensalmente um médico cardiologista, um urologista e também um médico para fazer ecografia – temos uma máquina para isto e precisamos de alguém para operá-la. Demanda tem, é um aparelho caro que está lá e que precisa ser utilizado. Há também uma fila de espera na área da odontologia, então já estamos pensando em estratégias para diminuir. Saúde é prioridade, com saúde a gente não brinca”.
Denise e Rambo têm se preparado para concorrer à Prefeitura de Presidente Lucena
Principais desafios:
“Estamos em um ano de pandemia, por isso, precisamos de estratégias na área da saúde que já estão sendo pensadas, pois precisamos de uma gestão eficiente. Da mesma maneira acontece na área da educação, onde já precisamos nos preocupar tanto com a questão do retorno das aulas, como formas de recuperação dos conteúdos. E também a estiagem, já estamos em um período de vários dias sem chuva, estamos começando a ouvir os agricultores falarem destas necessidades. São vários desafios”.
INFRAESTRUTURA
“A infraestrutura é muito importante para o desenvolvimento do município. A gente precisa fazer as calçadas ao longo da nossa avenida. Também vamos pavimentar ruas, tanto no centro da cidade como no interior. Temos um projeto muito bom para melhorar o nosso parque: fazer a construção de um palco no pavilhão de eventos, precisamos de um cercamento no lago, fazer um caminho ao redor do lago para que os nossos moradores possam fazer caminhadas com segurança”.
DESPORTO E LAZER
“O esporte e lazer trazem mais qualidade de vida para as pessoas. A gente precisa promover mais caminhadas, passeios ciclísticos. Promover mais esportes para todas as faixas etárias, desde crianças, jovens, adultos e também para a terceira idade. Sem esquecer que não podemos pensar o esporte só para os homens, temos que oferecer modalidades esportivas para as mulheres. No lazer, a gente precisa melhorar os nossos parques, precisamos oferecer mais espaços, tanto de esporte como de lazer”.
COMÉRCIO E INDÚSTRIA
“Precisamos incentivar a captação de novas empresas, mas principalmente incentivar o comércio e as indústrias que já existem dentro do município. Então, para isto, a gente precisa estar sempre de portas abertas para ouvir e auxiliar nas necessidades das empresas que nós temos no município. Precisamos pensar na infraestrutura da cidade para melhorar o escoamento da produção, o acesso ao comércio e indústrias”.
“Eu acredito que a transparência vem acima de tudo. Precisamos ser transparentes em cada um dos programas que implantarmos dentro do governo”
EDUCAÇÃO
“Educação é algo essencial, então precisamos também pensar com muito carinho. Presidente Lucena recebeu turno integral para todos os alunos da rede municipal de ensino quando eu fui secretária de Educação. A área da educação é uma preocupação grande em função da pandemia: estamos pensando em ofertar oficinas com um profissional qualificado para conseguir dar conta de todos os conteúdos que não foram trabalhados. Também voltaremos a organizar o Seminário Municipal de Educação”.
SEGURANÇA
“Na área da segurança, nós vamos instalar câmeras de videomonitoramento. São quatro pontos principais que a gente precisa monitorar para que a gente tenha monitoramento pelo menos da via principal. Solicitaremos mais policiamento para a nossa cidade. Vamos também melhorar a iluminação pública e, com isso, a gente consegue também atingir mais segurança. Criaremos um programa de identificação para os veículos do município”.