Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Eleições 2020: O Diário entrevista Diego Francisco (PSDB), candidato a prefeitura de Estância Velha

27/10/2020 - 18h18min

Atualizada em 28/05/2023 - 01h25min

Estância Velha – Natural de Estância Velha, Diego Francisco é o candidato a prefeito da coligação PSDB e PTB e traz como vice Airton Haag. Diego, que cursa Gestão Pública, é um dos únicos dois candidatos ao Executivo que tem no currículo um cargo eletivo, sendo o vereador mais votado nas eleições de 2016.

O candidato pensa em criar algum mecanismo para combater atos de corrupção e improbidade administrativa na cidade?

Eu mesmo já fui autor de muitas denúncias, e senti que faltava uma ferramenta para que eu pudesse formalizar essas denúncias. Então, enquanto prefeito, vou criar mecanismos, um setor de ouvidoria, para que a gente possa receber as denúncias, e também para que elas possam ser feitas de forma anônima.

Como o candidato pretende trabalhar para atender a demanda relacionada a espaços de lazer no município?
Vamos investir em campos de futebol, quadras de areia, também em equipamentos para ginástica ao ar livre; vamos arborizar as praças, cuidar da iluminação, e instalar brinquedos para o público infantil, garantindo a instalação de brinquedos com acessibilidade em todas as praças da cidade.

Como melhorar a oferta de exames médicos para a população, que muitas vezes busca esse atendimento em outras cidades?
Nós, Estância Velha, vamos sentar com o governo do Estado, se preciso, com o Ministério da Saúde, e vamos tentar tornar a cidade referência em alguma especialidade para atrairmos recursos para Estância Velha, prestando serviços de qualidade.

Quais dispositivos o município pode proporcionar para buscar uma recuperação das empresas, indústria e comércio, afetadas pela pandemia?
Fomos um dos poucos municípios da região que não ofereceu incentivo ao empreendedor e ao comerciante, durante o período de pandemia. Uma pena. Na Prefeitura, vamos incentivar o setor, por meio de editais e campanhas para as compras no comércio local. Vamos contratar o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, valorizar nossas empresas e atrair novas, fortalecendo nossa economia.

“Vamos tentar tornar a cidade referência em alguma especialidade para atrairmos recursos para a Saúde”

O candidato pensa em alguma política voltada à mobilidade urbana, considerando que muitas vias carecem de melhorias na cidade?
Nos últimos anos, Estância Velha perdeu R$ 18 milhões, que seriam investidos em novos asfaltos. Isso pela elaboração, incompetente, de projetos. Temos muitas deficiências, como a sinalização e acessibilidade para deficientes, por exemplo. Também vamos pensar em como liberar o fluxo de veículos, por termos ruas estreitas.

Estância Velha sempre teve desafios relacionados a questões do meio ambiente, mas também sempre se destacou em apresentar soluções; como o candidato vê essa questão e pretende trabalhar nesse sentido?
Nossa Secretaria do Meio Ambiente passará a ser a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Proteção Animal. Todas as ações que estão sendo feitas e que têm dado um bom resultado vamos manter; e procuraremos melhorar aquelas que não estão boas.

“Vamos contratar o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, valorizar nossas empresas e atrair novas, fortalecendo nossa economia”

Diego Francisco é o candidato a prefeito da coligação PSDB e PTB e traz como vice Airton Haag

DESAFIOS

Nosso maior problema, o maior desafio para o prefeito que assumir a Prefeitura em janeiro é a baixa arrecadação do município. Nós temos o menor PIB da região.

SAÚDE

Vamos revisar os contratos do hospital e procurar oferecer o pouco que é oferecido atualmente com qualidade. A partir disso, buscar o governo do Estado e o Ministério da Saúde para tentar fazer de Estância Velha uma referência em algum tipo de cirurgia, ou especialidade, para que a gente possa atrair recursos e ampliar o número de leitos no hospital e, quem sabe um dia, contar com uma UTI. Também vamos renovar a frota de ambulâncias, ampliar o horário de funcionamento de, pelo menos, dois postos de saúde e da Farmácia Básica e investir mais na atenção básica.

EDUCAÇÃO

Hoje nós vemos que Estância Velha tem bons professores, mas precisamos investir na qualidade e na manutenção das escolas. Assim, vamos assegurar que as crianças possam estudar em ambientes mais tranquilos, seguros e atrativos; que os alunos possam aprender com mais qualidade nos seus ambientes de ensino e espaços físicos escolares. Vamos buscar investir na manutenção e na reforma dos espaços, o que é preciso. Além disso, uma das principais bandeiras que a gente tem é a gestão democrática, onde a comunidade escolar pode indicar os diretores das escolas do município.

“Estância perdeu R$ 18 milhões, que seriam investidos em novos asfaltos. Isso pela elaboração, incompetente, de projetos”

SEGURANÇA

Vamos manter as ações que vêm dando certo com a Polícia Civil, com a Brigada Militar, com a Guarda Municipal e os Bombeiros, e fortalecer, cada vez mais, convênios para que a gente possa investir na manutenção das viaturas e nos quartéis dessas polícias. Também, cada vez mais, valorizar essas pessoas e, junto com o governo do Estado, tentar atrair mais policiais militares para trabalhar pela segurança da população de Estância Velha. Outra questão importante é o cercamento eletrônico. Nós vamos buscar participar desse sistema, assim como demais cidades da região.

POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE

Eu sou jovem, nascido e criado em Estância Velha, e sei bem que quando a gente sai da escola a gente não tem muita opção do que fazer. Então eu vou, sim, enquanto prefeito, buscar a construção de espaço para lazer, prática de esportes, mas também cursos profissionalizantes, para que aquele jovem que está saindo do Ensino Médio possa fazer um curso e também, logo em seguida, ingressar no mercado de trabalho.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Nós temos, em Estância Velha, muitos loteamentos que ainda estão irregulares, isso é um grave problema. Muitas pessoas, sequer conseguem pagar o IPTU. Então, quando o prefeito promove a regularização dos lotes, automaticamente, ele está oferecendo mais qualidade de vida para aqueles moradores, a arrecadação da Prefeitura aumenta, e a gente consegue entregar esse imposto, que foi pago pelo cidadão, em melhoria para a própria comunidade. Hoje nós temos leis que facilitam essa regularização, e vamos buscar aplicar aqui em Estância Velha.

(Foto: Fábio Moraes)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.