Destaques
Eleições 2020: O Diário entrevista Henrique Petry (MDB), candidato a prefeito de Linha Nova
Linha Nova – Henrique Petry, de 52 anos, é o atual prefeito de Linha Nova e nas eleições municipais de 2020 irá concorrer ao cargo de prefeito da cidade pela segunda vez. Ele já fez parte da administração da cidade em outras oportunidades: como vice-prefeito por dois mandatos e como parte da Secretaria da Agricultura.
Caso seja eleito, qual será o seu primeiro ato no governo?
“Bom, com certeza será uma avaliação feita em conjunto, tanto com a nossa equipe quanto com a coligação. Realizaremos uma avaliação de como nós vamos trabalhar e de como nós vamos administrar o município pelos próximos quatro anos. Temos no nosso plano de governo vários tópicos em que nós vamos trabalhar, então, não será apenas eu, sozinho, que definirei as prioridades nos primeiros meses do primeiro ano de administração. As prioridades vão ser discutidas com toda a equipe, com todo o grupo da coligação”.
Linha Nova é marcada por muitos acessos rurais, tanto que as últimas administrações realizaram muitas obras desta natureza. Quais projetos de infraestrutura o candidato tem em mente?
“A economia do município de Linha Nova gira cerca de 70% em torno da agricultura. Isto sempre foi tratado, historicamente, em todas as administrações – tanto as que nos antecederam como na nossa também – com prioridade, trabalhando principalmente os acessos, para facilitar o escoamento da produção, para facilitar o acesso a essas propriedades. E, com certeza, isso continuará sendo uma prioridade, como sempre foi”.
“Estaremos aqui para prestar qualquer tipo de esclarecimento e informação”
Neste ano, a agricultura foi seriamente afetada pela estiagem. Há um prognóstico de que no próximo ano teremos o mesmo cenário. De que forma o poder público pode auxiliar os agricultores para evitar perdas maiores?
“Temos trabalhos a realizar com a Secretaria da Agricultura em parceria com a Emater, de permanente assessoramento aos agricultores. Temos incentivos através da Associação Agrícola, através da própria Secretaria de Obras (na abertura de açudes e poços), para, com isso, ajudar e amenizar os efeitos da estiagem. Temos também tecnologias hoje, então, são várias linhas de frente que estamos trabalhando, porque cada vez mais as adversidades climáticas estão aparecendo e no futuro vai ser extremamente necessário que trabalhemos com estas novas tecnologias, onde o uso da água seja mais racional”.
Cada vez mais está em alta a transparência no Poder Público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleito, como você pretende ser transparente na gestão?
“Transparência hoje é o nosso forte em Linha Nova. Através da atual administração, o município foi reconhecido como um dos mais transparentes, por conta dos Portais de Transparência da Prefeitura, onde todos os dados estão sempre disponíveis, diariamente. E o próprio Tribunal de Contas nos concedeu uma das maiores notas do estado no quesito de transparência. Este quadro é obrigação legal de cada gestor fazê-lo, mas, fora isto, nós sempre estamos com as portas do gabinete abertas – eu, junto com o atual vice-prefeito –, e nos próximos quatro anos não será diferente. Estaremos aqui para prestar qualquer tipo de esclarecimento e informação”.
Ouvindo a população de Linha Nova, algumas localidades ressaltaram que esperam que haja criação de novos postos de trabalho na cidade. Como o candidato trabalhará para gerar mais empregos?
“Nossa preocupação para a geração de empregos é permanente, é uma das maiores preocupações de qualquer gestor público. Nós temos vários incentivos na agricultura para manter os jovens no campo. Muitas vezes a gente pensa só no emprego formal, em uma empresa, em uma indústria, mas nós não podemos esquecer que através dos incentivos na área rural estamos gerando empregos na agricultura. O turismo hoje está gerando vários empregos aqui no município, vários jovens estão se empregando nas cervejarias e outros estabelecimentos. A busca por indústrias é permanente, estamos sempre atentos para trazer investimentos para o município”.
“A busca por indústrias é permanente, estamos sempre atentos para trazer investimentos para o município”
Nos últimos anos, a relação entre Legislativo e Executivo é conflituosa. Como o candidato pretende melhorar o diálogo com a câmara nos próximos quatro anos? Independente de ter a maioria ou não da casa.
“Essa é uma questão muito tranquila pra mim quanto prefeito, quanto cidadão. Eu nunca procurei conflito, as portas do gabinete sempre estão abertas. Sempre deixei muito claro que eu estaria a disposição para qualquer pessoa, qualquer vereador, qualquer munícipe que quisesse esclarecimentos. Então, vou permanecer assim nos próximos quatro anos. Cabe ser consultado e procurado”.
Henrique e Waldirene se preparam para disputar a Prefeitura de Linha Nova
Principais desafios:
“Teremos desafios grandes nos próximos quatro anos. Talvez o primeiro seja a saída desta atual crise do coronavírus, que gerou uma crise econômica muito grande no mundo, e, com certeza, isto vai afetar fortemente os cofres municipais. Temos a questão do Pacto Confederativo sendo discutida há tantos anos, mas conseguimos avançar para que os municípios tenham mais poder econômico e mais autonomia nas suas decisões. Então, acho que será um desafio de todos os gestores, de vermos como é que nós vamos transpor esta questão da crise econômica gerada pelo coronavírus”.
OBRAS
“Um dos projetos que temos é a conclusão do asfalto até Nova Petrópolis, que é mais de 1,5 quilômetros. Temos também no nosso plano de governo criar um local para a Secretaria de Obras, já que hoje estamos numa área da Comunidade Evangélica, mas que não consegue mais atender a nossa demanda, então precisamos trabalhar nisto. Mas principalmente manter o padrão de sermos o município reconhecido como um dos que possui as melhores estradas da nossa região. Vamos manter isto para os nossos agricultores, para o município”.
DESPORTO E LAZER
“Quando assumimos não possuíamos opção de lazer local. Fomos até a Assembleia e conseguimos o reconhecimento de Berço das Cervejarias do estado do Rio Grande do Sul. Hoje temos duas cervejarias fortes no município e, para nossa alegria, já há outras menores começando. Temos locais para encontro muito bonitos, muito aconchegantes. E, na área de desporto, temos os campeonatos locais de futebol, campeonatos de canastra… Enfim, nós vamos continuar incentivando cada vez mais estes setores”.
TURISMO
“Turismo é a nossa menina dos olhos, tenho muita alegria por isto. Na nossa gestão atual, implantamos o Departamento de Turismo. Tentamos implantar uma Secretaria, mas não foi muito bem-visto por uma parte dos vereadores. Porém temos isto no nosso plano de governo, a criação da Secretaria de Turismo, para alavancar, para trabalhar cada vez mais a questão do turismo. A gente o vê como setor primário, como uma grande força de investimento, como uma grande força de geração de emprego”.
“Cabe a nós continuarmos com estes investimentos, trabalhando para darmos melhores condições aos nossos profissionais que fazem a educação de Linha Nova ser destaque”
EDUCAÇÃO
“Educação é também um dos pontos fortes de Linha Nova. Temos uma estrutura física privilegiada: escola com turno integral, que oferece lanche de manhã, almoço e café da tarde, com aulas, intervalos, oficinas de dança, de patinação, de música e tantas outras. Estamos com todas as salas equipadas com ar-condicionado, projetor e multimídia. Cabe a nós continuarmos com estes investimentos, trabalhando para darmos melhores condições aos nossos profissionais que fazem a educação de Linha Nova ser destaque”.
SAÚDE
“A gente sabe que o SUS tem algumas dificuldades e, tratando alguns pontos com os profissionais de saúde, vemos que conseguimos grandes avanços em algumas áreas que eram problemáticas, isto através de convênios e de parcerias com outros hospitais da região. Nós triplicamos a compra de exames de laboratórios, agora além dos do SUS, temos mais 750 exames que foram custeados pelo município, colocados a disposição da equipe da saúde para trabalharmos cada vez mais a prevenção de doenças”.