Conecte-se conosco

Notícias

Eleições 2020: O Diário Entrevista Marly Arigony (MDB), candidata a prefeitura de Estância Velha

27/10/2020 - 18h28min

Atualizada em 27/10/2020 - 22h34min

Estância Velha – Professora e psicopedagoga Marly Arigony é candidata a prefeita de Estância Velha, formando a chamada chapa pura com o vice João Dario Hanauer, ambos MDB. Marly tem no currículo 12 anos à frente da secretaria de Educação Municipal e também já atuou como secretária de Administração e Segurança Pública.

A candidata pensa em criar algum mecanismo para combater atos de corrupção e improbidade administrativa na cidade?

Eu penso que o que passou, passou, nós temos que pensar 2021 para frente, e já pensamos, sim, em reduzir o número de pessoas que transitam pela prefeitura, trabalhando muito mais com os nossos servidores públicos, técnicos.

Como a candidata pretende trabalhar para atender à demanda relacionada a espaços de lazer no município?

Vejo que a questão dos espaços de lazer, hoje, está prejudicada pela pandemia. Por isso, não percebemos os avanços que houveram na cidade, como o Paradouro, a Praça Haupenthal, entre outras áreas que foram revitalizadas. Mas, pensamos, sim, em ter outras áreas novas para a colaboração desses espaços, assim como desenvolver o ecoturismo.

“Vamos informatizar a marcação de exames e buscar verbas para estes procedimentos aconteçam dentro de Estância Velha”

Como melhorar a oferta de exames médicos para a população, que muitas vezes busca esse atendimento em outras cidades?

Nós pensamos, através do sistema informatizado, em diminuir, minimizar as questões de filas, de aglomerações em postos, trabalhando muito mais as unidades primárias do que os hospital, por exemplo. Então, marcações, pequenos envolvidos com a Saúde, que sejam feitos nas unidades primárias, deixando para o hospital apenas casos extremos. Vamos informatizar a marcação de exames e buscar verbas para estes procedimentos aconteçam dentro de Estância Velha.

Quais dispositivos o município pode proporcionar para buscar uma recuperação das empresas, indústria e comércio, afetadas pela pandemia?

Nós temos uma proposta da criação do Conselhão. O Conselhão é o órgão que vai reunir empresários, microempresários, comerciantes, iniciativa privada, junto com o poder público, para montar esse projeto para o planejamento estratégico, para nós recuperarmos a economia de Estância Velha. Não há outra de forma de fazer com que a cidade cresça, senão através do desenvolvimento econômico.

“Vamos restringir ao hospital atendimentos de extrema necessidade, cirurgias eletivas e também trabalhar a questão da maternidade”

A candidata pensa em alguma política voltada à mobilidade urbana, considerando que muitas vias carecem de melhorias na cidade?

Temos que aderir ao Programa Avançar Cidades, ele existe e nós precisamos estar dentro dele. Com isso, muitas vias públicas serão trabalhadas, restauradas e refeitas.

Estância Velha sempre teve desafios relacionados a questões do Meio Ambiente, mas também sempre se destacou em apresentar soluções; como a candidata vê essa questão e pretende trabalhar nesse sentido?

A retomada da educação ambiental é fundamental. Precisamos retomar essa ação dentro da educação, precisamos conscientizar a nossa comunidade da necessidade da participação de cada um, nesse quesito, para que a nossa cidade se torne uma cidade realmente sustentável. Na educação também pretendemos adquirir modalidades de tecnologias que são itinerantes dentro das escolas, para que todas as crianças possam ter acesso, e discorrer sobre a questão da internet, de novas plataformas, para que os alunos acompanhem não só com aulas presenciais, mas com a continuidade das aulas no remoto.

Marly Arigony é candidata a prefeita de Estância Velha e traz como vice João Dario Hanauer, ambos MDB.

DESAFIOS

O principal desafio é o desenvolvimento econômico, seguindo com a saúde preventiva, que nós queremos adotar a prevenção da saúde; a educação como base para todas ações, e também as questões voltadas para a infraestrutura.

SAÚDE

Queremos trabalhar com a prevenção. As unidades primárias serão aquelas que estarão atuando diretamente com a população. Cada bairro tem a sua unidade, com exceção do bairro das Rosas, que nós pretendemos construir. Vamos refazer a unidade do Rincão Gaúcho e a do Bela Vista. Através dessas unidades, então, vamos tratar a saúde da população dos bairros, fazendo o encaminhamento direto via sistema informatizado. Vamos restringir ao hospital atendimentos de extrema necessidade, cirurgias eletivas e também trabalhar a questão da maternidade.

EDUCAÇÃO

Vejo a educação, hoje, como um ponto primordial. Pós pandemia, precisamos cuidar das nossas crianças. Não vejo a educação como conteudista nesse momento, mas não podemos negligenciar a parte do conhecimento. Vamos tratar a educação de uma forma mais voltada às tecnologias, e de forma eficiente em relação ao recurso humano, porque precisamos, mais do que nunca, tratar da saúde dos nossos profissionais da educação e das nossas crianças. Queremos adquirir modalidades de tecnologia que são itinerantes, para dar continuidade ao ensino presencial de modo remoto também.

“Através do esporte, oficinas de cultura, teatro, música: é dessa forma que buscaremos nossa juventude”

SEGURANÇA

E vejo que Estância Velha já está dominando a segurança de uma forma crescente e efetiva. Porém, sabemos que há a necessidade da ampliação do efetivo da Guarda Municipal, da regulamentação de cargos dentro da Guarda Municipal, não podemos deixar de usar um potencial que nós temos, um órgão público, que ainda não está totalmente regulamentado, isso afeta a nossa qualidade e o nosso atendimento. Nós também precisamos de mais viaturas e de fechar as entradas da cidade. Nós precisamos de um controle maior nas quatro pontas da cidade e ampliar o vídeo monitoramento.

POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE

A juventude é o nosso Tendão de Aquiles, porque a juventude nos traz o crescimento de novas ideias, novas tecnologias, enfim, o moderno e o avanço, mas precisamos equilibrá-los. Pensamos muito em trazer mais esporte, não só como um meio de distração, de lazer, mas como também incentivando talentos, atletas que nós temos na nossa cidade, dando oportunidades para eles transformarem esses dons em profissionalismo. Através do esporte, de oficinas de cultura, teatro, música, é dessa forma que vamos buscar a nossa juventude.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Nós sabemos que temos, no mínimo, em torno de 20 lotes que estão dispersos por toda a cidade, e que não estão regulamentados. Mas sabemos também que, nos últimos anos, isso tem sido regulamentado com mais eficiência, pois Estância Velha foi a primeira cidade que conseguiu regulamentar lotes de terra. A regulamentação fundiária, no estado, iniciou na cidade de Estância Velha. Nós temos esse conhecimento, e nós pretendemos regularizar os que estão em aberto, assim como fazer uma fiscalização e um acompanhamento mais efetivo das nossas áreas para que essas invasões diminuam.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.