Notícias
Eleições 2020: O Diário entrevista Martin Kalkmann (PP), candidato a Prefeitura de Ivoti
Ivoti – Prefeito com um dos mandatos mais recentes da região, pois foi eleito na eleição suplementar no final de 2017, Martin Kalkmann, do PP, tenta vencer nas urnas novamente para conquistar, desta vez, um mandato completo de quatro anos. O candidato tem 38 anos, e seu vice é o professor Marcelo Fröhlich, do mesmo partido.
Caso reeleito, qual será seu primeiro ato no primeiro dia do novo governo?
Como é uma reeleição, o ato vai ser continuar avançando dentro desta proposta que assumimos com a comunidade.
Ivoti tem, hoje, dois espaços voltados à produção industrial: os distritos industriais da 48 Alta e Colônia Japonesa. Como pretende fazer com que eles se desenvolvam?
O loteamento da Colônia Japonesa ainda tem quatro lotes à venda. Este edital vai ser lançado em 2020 para venda deles. O da 48 Alta está parado há 15 anos, e a liberação ainda vai acontecer em 2020. Em 2021, será possível adquirir os lotes para fazer as implantações. Agora sim, com a liberação prévia de instalação e depois de operacionalização.
Como vê a qualidade das pavimentações e iluminação pública no município? São dois temas muito abordados pela população nas enquetes que realizamos.
A pavimentação comunitária teve êxito nestes dois anos e oito meses, contemplado mais de 45 ruas. Além dela, fizemos pavimentos com recursos próprios e também de emendas parlamentares, totalizando, em média, 60 ruas nestes dois anos e oito meses. Vamos continuar isto, buscando emendas também necessárias e investindo recursos próprios. O município, nos últimos anos, investiu em energia autossuficiente, que são as lâmpadas de LED, melhorando muito a qualidade da iluminação nos locais já instalados. Para os próximos anos, vamos continuar a instalação. Pretendemos concluir este projeto o mais breve possível, e com isso vamos minimizar muito a troca de lâmpadas, que hoje é um grande problema para nosso município.
Como você enxerga a importância da agricultura familiar, considerando que a mesma é realizada no interior do município? Terá alguma política específica para estas localidades?
A agricultura familiar passa por várias frentes. A primeira delas são as escolas do campo, onde os jovens são qualificados e incentivados a se manter ali. O segundo são nossas feiras, tanto a Feira Colonial como a Feira da Colônia Japonesa, onde muitos produtores encontram nestes locais a única, ou a grande parte, da venda de seus produtos. Também há a importância da merenda escolar. Provém da agricultura familiar o alimento oferecido a nossos estudantes. Fortalecendo todos estes aspectos, e levando em consideração também a agricultura orgânica, que está em potencial crescimento, estas serão nossas frentes.
Cada vez mais, está em alta a questão da transparência no âmbito do poder público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso reeleito, como pretende ser transparente em sua gestão?
Transparência é uma das grandes marcas dessa administração. Sempre fomos muito transparentes, e a forma que a gente está fazendo agora, neste período, é a construção do plano de governo, feito com a participação da comunidade e em prol dela.
Estamos em uma pandemia, e julgando que haja logo uma vacina contra a Covid-19, o senhor terá de enfrentar uma nova realidade social e econômica. Como pretende lidar com isto?
Os desafios serão os mais diferentes e diários. A economia teve uma recessão e é preciso uma nova organização financeira no orçamento do município, que já inicia em 2020 quando mandamos o plano para a Câmara. Isto já precisa estar contemplado e é de extrema importância. Já mantivemos algumas “gordurinhas” para este momento em 2021 que está vindo.
Quais são os principais desafios enfrentados pela Prefeitura atualmente?
Acredito que os principais desafios estão relacionados às secretarias. São várias, então a principal é a econômica, ela precisa estar estável, a gente precisa ter uma saúde financeira equilibrada para que possamos fazer os investimentos nas demais áreas, como saúde, educação, desenvolvimento, infraestrutura e desporto.
O que pensa o candidato sobre…
SEGURANÇA
É um dos pilares principais da nossa sociedade, e nesses últimos anos fizemos vários investimentos no videomonitoramento. Para o próximo plano de governo, a prioridade será a implantação do novo sistema, muito mais eficiente e eficaz para já complementar as câmeras que já estão instaladas.
OBRAS
Algumas das principais obras serão a construção do Centro de Especialidades e o novo espaço para o Pronto Atendimento. Além destas, podemos citar também as ampliações das escolas, no Jardim Panorâmico, construções de refeitórios em várias escolas e demais estruturas que provêm das demandas da comunidade.
TURISMO
No Núcleo de Casas Enxaimel, temos a agricultura familiar, então é extremamente importante que ele, principal ponto turístico do município, se torne ainda mais um polo turístico. Temos também a revitalização do Belvedere e o embelezamento da cidade. Dentro de nossas propostas, está implantar o 1º Festival da Colônia Japonesa, mostrando a gastronomia e valorizando a Colônia.
EDUCAÇÃO
Na educação, temos uma frente bem importante e esse ano nos ensinou várias coisas, principalmente na questão tecnológica e digital. Para o próximo mandato, estamos implantando, além das plataformas já implantadas do Classroom, a compra de Chromebooks e também um tablet por aluno.
SAÚDE
Vamos manter e ampliar as cirurgias já realizadas no nosso hospital. Além disso, a construção do novo Centro de Especialidades, e também um prédio próprio para o Mais Vida, saindo do aluguel e gerando economia para o município, e um prédio totalmente adaptado para as novas realidades que a saúde necessita.