Notícias
ELEIÇÕES 2024: o que os hervalenses esperam do próximo prefeito?
Reportagem ouviu os moradores sobre quais as prioridades que próximo eleito deve adotar
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Mesmo faltando um considerável tempo para a população ir às urnas – no dia 6 de outubro – os bastidores políticos já fervem há meses.
No Teewald o ritmo está tão acelerado que a reportagem confirmou os pré-candidatos ao Executivo:
O atual vice, Gilnei Capeletti (MDB), confirmou ser pré-candidato e buscará suceder Mara Stoffel que está no segundo mandato consecutivo pelo PDT. No entanto, paira a dúvida sobre quem será seu vice – em princípio, um nome novo no cenário político poderá ser apresentado. A coligação deve contar ainda com PSB e PDT – e há uma negociação com o PT.
Pela oposição virá o ex-prefeito Ademir Schneider (União Brasil). Ele mesmo não confirmou mas o presidente do partido, Clérice Rodrigo de Moura, o fez à reportagem na manhã de quinta-feira. Da mesma forma ainda não se bateu, oficialmente, o martelo quanto a quem será o vice. A chapa terá Progressistas, PSDB e Cidadania.
Mas antes de tudo isso o que importa, mesmo, é o que os eleitores pensam. É sobre essa premissa que os candidatos devem orientar suas prioridades e planos de governo.
Por isso a reportagem foi às ruas nos últimos dias com uma simples pergunta: “O que você espera do próximo prefeito?”
Veja o que diz a comunidade:
-
“O que tinha que olhar é o calçamento no Centro, está ruim em alguns lugares. Também tem muros muito altos que precisam de corrimão, como perto da Igreja. Precisam organizar uma rota para os ônibus, principalmente fim do dia, para que não fiquem se encontrando no Centro em diferentes sentidos e atrapalhando o trânsito. E, é necessária uma parada de ônibus na frente da creche”
Beno Dilkin, 67 anos, Centro
-
“Continuar o trabalho que está sendo feito. Falta muita coisa, claro. Mas as estradas estão boas em geral, só tem alguns trechos ruins por causa das chuvas fortes que deu”
Délcio Gergen, 61 anos, Padre Eterno Baixo
-
“Precisam fazer melhor as estradas, principalmente ‘Spechoffs Perich’. Falta sinalização nas curvas. No pedaço de asfalto é necessário fazer a nivelação melhor para não ter sempre buracos. Para os borrachudos também precisa de uma solução”
Douglas Linke Hoff, 24 anos, Linha Marcondes
-
“Para fazer tem muita coisa. Mas, precisa ter condições. Não adianta prometerem, é preciso ter como fazer. Que o próximo dê continuidade ao que foi feito nos últimos anos”
Enia Studt Schmitz, 60 anos, Canto Becker
-
“Em oito anos, 99% das vezes sempre tivemos as piores estradas aqui para cá. Tem muito para fazer se eles quiserem. Se quisessem, todos os anos deveriam fazer pelo menos um quilômetro de asfalto pelo menos”
João Blume, 66 anos, Padre Eterno Ilges
-
“O que precisa ser visto é a coleta de lixo. Não temos aqui (final da rua que segue nos fundos da Igreja Evangélica). E também é preciso luz trifásica. Mas independente de quem assumir, precisa continuar o trabalho que está sendo feito”
José Remi Weber, 70 anos, Boa Vista do Herval
-
“Aqui para cima estão relaxando um pouco nas calçadas, que não está sendo limpa. A Prefeitura teria que ver e limpar um pouco. Estão botando água e isso é bom. Das estradas não posso reclamar, o próximo que assumir precisa continuar cuidando bem das estradas”
José Ricardo Führ, Padre Eterno Ilges
-
“Devem melhorar a coleta de lixo na Rua Nicolau Weber, não tem dia certo. Às vezes vem a cada 14 dias, ou três semanas. Aí colocamos o lixo e temos que trazer de volta por causa dos cachorros que rasgam as sacolas e fica tudo jogado”
Lúcia Arnold Franck, 62 anos, Centro
-
“No posto de saúde muitas vezes não tem médico no posto de Boa Vista, anunciam que tem e depois não tem. Aí temos que ir no dia seguinte ou outra semana. Às vezes também demora mais o atendimento. O próximo prefeito precisa colocar médico no mínimo quatro vezes por semana”
Maria Marlene Clement, 66 anos, Boa Vista
-
“Precisa abrir a Rua Nicolau Weber. Essa era uma estrada antiga que sempre teve até Morro dos Bugres e agora não tem mais saída. Já pedimos para todos os prefeitos mas não fizeram. E tem uma entrada aqui perto de casa que precisa ser feita, para os motoristas manobrarem”
Maria Sônia Arnold, 55 anos, Centro
-
“A próxima administração teria que estar mais próxima da comunidade, vir conversar com os moradores. Gostaria que mantivessem a estrada em boas condições porque ela liga Herval a Gramado, tem muito movimento porque o GPS manda por aqui e muitas vezes a estrada está feia. E dar apoio para quem quer empreender na Nova Renânia e não colocar obstáculos”
Marinês Trintin, 53 anos, Nova Renânia
-
“Assim as coisas estão boas. Na estrada principal instalaram água, seria bom se o próximo também colocasse a rede aqui pela Estrada Serrana para os moradores”
Nilo Backes, 70 anos, Nova Renânia.