Conecte-se conosco

Notícias

Elton convoca empresas, MP e AGERGS para cobrar soluções para falta de luz no meio rural

04/02/2022 - 11h43min

Atualizada em 04/02/2022 - 11h44min

 

Apreensivo com a falta de energia elétrica que prejudica agricultores familiares em várias regiões do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber (PSB) convocou duas reuniões da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa para cobrar ações das empresas RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e da CEEE Equatorial. O encontro virtual com representantes da Equatorial ocorrerá na próxima segunda-feira, às 13h30min, e com a RGE no dia 14, às 14h. Para ambas reuniões foram convidados o Ministério Público, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul (AGERGS) e Fetag-RS.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, Weber enfatiza que os problemas se repetem frequentemente, especialmente a demora no reestabelecimento da energia elétrica nas propriedades, a falta de manutenção das redes e os problemas com a baixa tensão. “´É inadmissível que os consumidores tenham seus direitos desrespeitados desta forma. É um problema que, infelizmente, se repete a cada temporal. É responsabilidade das empresas resolver os problemas e melhorar a prestação do serviço, com manutenção e investimentos”.

A solicitação da reunião foi feita pela Regional Serra do Alto Taquari da Fetag-RS, composta por 14 sindicatos de trabalhadores rurais e 16 municípios. Na região, o principal problema de fornecimento envolve a RGE, que abastece as cidades de Vespasiano Corrêa, Muçum, Encantado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Putinga. Mas, segundo Weber, consumidores atendidos pela CEEE Equatorial penam com os mesmos problemas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.