Notícias

Em Herval, Graci é confirmada como pré-candidata a vice de Ademir

11/06/2024 - 10h08min

Atualizada em 11/06/2024 - 10h14min

Graci postou uma foto ao lado de Ademir e do prefeito e vice de Gramado

Enquanto isso a situação segue em busca do vice de Gilnei

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Como já mencionado em reportagens anteriores, Graciela Sartori, 37 anos, confirmou ser pré-candidata a vice-prefeita pelo PP ao lado de Ademir Schneider, do União Brasil.

Graci, como é conhecida, publicou uma foto ao lado de Ademir, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot e seu vice Luia Barbacovi, de quem estão recebendo apoio.

 

Ela conta que o interesse em concorrer surgiu quando percebeu a importância de participar da política. “É ela a condução da nossa comunidade, refletida na nossa vida como na educação, saúde, qualidade de vida e bem-estar.”

 

Inclusive, saúde é a ‘casa’ dela. Já está há mais de 10 anos no meio, atuando por muito tempo em Santa Maria do Herval e, agora, em Gramado. Segundo ela, a expetativa é poder, através da sua experiência, auxiliar a população nas suas demandas.

 

Mas quero aprender sobre todos os setores da Administração Pública e ajudar muito ao lado de Ademir, uma pessoa experiente e que conhece todos os caminhos para encarar esse desafio”, salientou.

 

Atualmente ela está na coordenadoria de saúde de Gramado. Por atuar em outra cidade, pela lei da desincompatibilização, não precisa se desligar do cargo para concorrer.

 

Ademir, que é ex-prefeito de Herval (1993-1996 e 2001-2004), e Graci, são os pré-candidatos pela oposição, com apoio do PSDB e Cidadania.

 

Em 2020, Ademir também tinha sido cogitado como pré-candidato pelo PTB. NO entanto, de última hora, Serginho Boufleur foi apresentado pelo PP, tendo como vice Solange Johann (PTB). Perderam com 79,90% contra Mara Stoffel (PDT) e Gilnei Capeletti (MDB), que se reelegeram.

 

 Ambos os vices podem ser da saúde

 Enquanto a oposição já tem uma definição, a situação ainda segue em busca do vice de Gilnei – que é o pré-candidato a prefeito pelo MDB. Ele é o atual vice, estando ao lado de Mara por dois mandatos.

 

 Mas na sondagem feita pela reportagem os cogitados são os vereadores: Tânia Vier (PSB), Leandro Lechner Kich (PSB), Diego Joel Lechner (PDT) e Félix Alles (PDT). Liane Backes, atual chefe de gabinete de Mara, também chegou a ser mencionada pelo PDT.

 

 Dentre eles, segundo informações dos bastidores, há maior compatibilidade com o nome de Tânia. Ela, assim como Graci, constitui sua carreira na saúde, sendo secretária no atual mandato até o início deste ano, quando se licenciou para poder concorrer. 

 

 Atualmente é vereadora, cargo para o qual foi eleita com uma votação histórica em 2020, porém, não assumiu, indo para o Executivo – situação essa que preocupa a coligação, pois há críticas por ser a mais votada e não ter assumido seu posto no Legislativo.

 A coligação conta com o apoio também do PT.

 

 E quando teremos candidatos oficiais?

 Até agora só há possibilidades. Os nomes só serão confirmados durante as convenções que vão acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

 

 

 

 

Sair da versão mobile