Conecte-se conosco

Notícias

Envenenamento de cães volta a assustar moradores de Ivoti

08/06/2021 - 17h35min

Atualizada em 08/06/2021 - 17h37min

Leila Ermel

Ricardo Marques

Ivoti – Pelo menos 11 cães teriam sido mortos envenenados desde o começo do mês em Ivoti. Denúncias de moradores apontam que os casos ocorreram na Linha 48 Alta, onde sete cães filhotes morreram, e na Rua Pedro Diehl, bairro Feitoria Nova, na qual outros quatro também foram vítimas do mesmo crime. Parte dos animais foi encontrada ainda com vida e sintomas de envenenamento, mas não resistiu, e outros já sem vida. Polícia Civil e Prefeitura já foram notificadas sobre os casos.

O primeiro caso ocorreu no início do mês, na Linha 48 Alta. Os cães atacados era da moradora Daniela Schallenberger. “Foi muito triste. Não entendo a capacidade das pessoas em fazer mal para um pobre animal. E filhotes ainda.” Ela conta que um dos animais mortos foi levado para a necropsia, que fará os exames para comprar o envenenamento e o tipo de veneno utilizado. “O caso foi levado para a Polícia Civil e aguardamos o que eles poderão descobrir”, afirma Daniela.

Já na última sexta-feira, dia 4, ataque semelhante ocorreu na Rua Pedro Diehl. Moradores relataram que pelo menos quatro cães comemoram de um pote com resto de alimentos colocado na rua e morreram em seguida. Alguns deles estavam com uma espuma branca saindo da boca e outro foi encontrado ainda vivo, mas em convulsão e não resistiu. O caso também foi repassado para a Delegacia de Polícia.

Secretário do Meio Ambiente comentou os fatos

O secretário municipal de Meio Ambiente de Ivoti, Ismael Petry, falou sobre quais procedimentos devem ser tomados junto à Prefeitura. Quando ocorrem estes casos de suspeita de envenenamento, o primeiro passo é informar a Polícia Civil, que iniciará a investigação. “É um processo com os mesmos trâmites de um assassinato, pois envenenamento é crime. Mas é sempre necessário conseguir provar que as mortes dos animais foram por envenenamento”, destaca Ismael.
O titular da secretaria lembrou que, no início da semana passada ficou sabendo de um caso da morte de sete cachorros em 48 Alta, “Na localidade os moradores solicitaram exames necroscópicos e aguardam a confirmação dos resultados. Mas igualmente não recebemos nenhuma denúncia ou relato formal destes acontecimentos”, afirma. Conforme o secretário, quando ocorre alguma denúncia de maus tratos a animais, a secretaria vai ao local, constata as reais condições e, sendo questão confirmada, monitora o tutor dos animais para ver se a situação foi solucionada. No caso de envenenamento, a investigação é de alçada da Polícia Civil.

Como denunciar no site da prefeitura:

Com o novo site da prefeitura, também foi implantado o serviço online para realizar denúncias formalmente. Este será o único caminho para que a população registre suas denúncias quanto a serviços ambientais, ficando assim cadastrado e proporcionando um maior controle dos registros, inclusive inibindo informações irreais como acontecia diariamente por contato telefônico, e quando eram checadas pelo setor responsável não existiam ou o fato tinha outra versão. O morador acessa o site da prefeitura (www.ivoti.rs.gov.br), clica na aba “serviços”, depois em “solicitações ambientais” e acessar “denúncia.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.