Notícias
Escola Dr. Alberto Schweitzer, de Herval, conquista reforma histórica após quase três décadas de espera
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Após quase 30 anos de reivindicações, a Escola Estadual Dr. Alberto Schweitzer, de Boa Vista do Herval, terá finalmente uma reforma estrutural completa. A ordem de início dos serviços foi assinada no último dia 10 e entregue oficialmente nesta quinta-feira (18). As obras começam na segunda-feira, 22, e terão investimento de R$ 1.362.443,16, com prazo de execução de 300 dias.
Além da aguardada reforma da quadra poliesportiva, também será feita a recuperação completa do telhado da escola, que há anos apresentava goteiras, rachaduras e madeiras apodrecidas.
O projeto prevê instalação de esquadrias, cobertura, impermeabilização, instalações elétricas, PPCI, recuperação estrutural, pintura, revestimentos e melhorias gerais na infraestrutura escolar.

Uma luta histórica
A mobilização por melhorias iniciou em 2016 com a então diretora Margarete Capelette Lechner – hoje secretária de Educação do município. Em 2022, um laudo técnico já havia apontado a urgência da obra, mas o processo só avançou a partir de 2023, quando a diretora Mabel Dewes, acompanhada da vice-diretora Karla Juliana Haubert, da supervisora escolar Fabiana Foppa Bassegio e do presidente da ACPM, Adelar Gressler, levou o pedido diretamente ao vice-governador Gabriel Souza.
Em 2025, a atual diretora Karla Juliana Haubert e a supervisora Fabiana Foppa Bassegio conseguiram a confirmação definitiva. Fabiana, que também é vereadora, destacou a persistência da comunidade escolar:
“Depois de muita luta, muitas idas, ano passado estivemos em audiência com o vice-governador, e este ano também. Entrei em contato com vários assessores e deputados. Hoje vemos o resultado desse esforço coletivo”, afirmou.
Realização de um sonho
A entrega da ordem de início dos serviços contou com a presença do prefeito Gilnei Capeletti, do diretor-geral adjunto da Secretaria de Obras Públicas do RS, Ari Borges dos Santos, da secretária-adjunta Zila Breitenbach, e da diretora Karla Juliana Haubert.
Segundo a direção, parte do material e os contêineres para a obra já chegaram à escola, marcando o início de um novo capítulo em sua história.
“É a realização de um sonho coletivo, construído com muito esforço, persistência e união de todos que acreditam na importância de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor”, ressaltou a direção.

