Estado - País - Mundo

24 corpos já foram retirados do avião ATR-72 em Vinhedo

10/08/2024 - 12h00min

Atualizada em 10/08/2024 - 14h01min

Destroços do avião da ATR 72

Por Geison M. Concencia

Vinhedo/SP – A Polícia Federal confirmou na manhã deste sábado (10) a retirada de 24 corpos do avião ATR-72 500, da empresa Voepass. O restante permanece no local, sem uma previsão definida de remoção completa. Segundo informações preliminares da PF, que investiga o acidente aéreo, que ocorreu em Vinhedo na tarde desta sexta-feira (9), a retirada dos restos mortais é delicada, pois precisam ser preservados para posterior identificação das vítimas e liberação às famílias.

O perito criminal da Polícia Federal, Carlos Palhares, em entrevista coletiva concedida nesta manhã, acredita que, possivelmente, todos os corpos serão retirados ainda neste sábado. Porém, ressaltou que não há como definir, com exatidão, o tempo para remoção. Palhares também confirmou que as condições climáticas, principalmente na sexta-feira, dificultaram o trabalho dos peritos criminais. “Expectativa é que até o final do dia todos os corpos serão retirados”.

Peritos da polícia de São Paulo, em conjunto com federais, trabalham na identificação das 62 pessoas que estavam a bordo do avião. Especialistas utilizam métodos de arcada dentária, identificação genética e antropologia forense.

Questionado sobre uma possível identificação do piloto e co-piloto da aeronave, o perito federal disse que não falaria sobre os corpos identificados. “Posso dizer que estamos trabalhando e eles serão identificados na maior agilidade possível e os familiares serão os primeiros a serem comunicados”, afirmou Palhares.

Detalhes do acidente

O avião turbohélice, da fabricante francesa ATR, da companhia Voepass, que voava de Cascavel, no Paraná, a Garulhos, São Paulo, caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas. No voo 2283, havia 58 passageiros e quatro tripulantes. Todos morreram.

Em nota, a fabricante do avião diz que segue em apoio às vítimas. “A ATR foi informada de que ocorreu um acidente em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente engajados para dar suporte tanto à investigação quanto ao cliente”.

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário