Estado - País - Mundo
25 de maio: Dia Nacional da Adoção
País – Neste domingo, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção — data instituída pela Lei nº 10.447/2002, a data busca ampliar o debate sobre o acolhimento responsável e conscientizar a população. Também serve como alerta para o número de abandono de cães e gatos no Brasil, que só cresce.
Os abandonos em números:
De acordo com levantamento da Mars Petcare de 2024, o país registra mais de 30 milhões de animais em situação de abandono, sendo 177 mil cães e 7,4 mil gatos atualmente sob cuidados de abrigos ou organizações. A maioria desses animais vive nas ruas, sujeita a doenças, maus-tratos e à fome.
No Rio Grande do Sul, não existem números oficiais consolidados, mas o abandono já é reconhecido pelo Plano Estadual de Saúde 2024-2027 como problema de saúde pública, exigindo políticas de controle populacional e incentivo à adoção responsável.
Dados do Instituto Pet Brasil (2023) estimam que cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em condição de vulnerabilidade em todo o território nacional, seja nas ruas ou em famílias com menos condições. Já segundo relatório da Cobasi (2024), 64% dos animais resgatados são cães, enquanto os filhotes representam 45% dos casos de abandono, — resultado da falta de castração e cuidados veterinários adequados.
As estatísticas também revelam padrões preocupantes: 38% dos abandonos ocorrem em períodos de férias e 21,7% durante feriados prolongados, como Carnaval e fim de ano. As áreas urbanas concentram a maioria dos casos, com 75% dos registros próximos a supermercados, pet shops e praças públicas. Os principais motivos relatados para o abandono incluem dificuldades financeiras (28%), mudança de residência (24%) e falta de tempo para cuidar dos animais (17%).
Para além da data
Além da conscientização, a data também busca reforçar a importância das políticas de cuidado para com os animais. O dia também é uma forma de incentivo as boas práticas com os animais, como a adoção comunitária e ações voltadas a animais em situação de abrigo. A adoção pode ser feita em qualquer dia do ano, e diversos protetores e ongs estão espalhados nos municípios, sempre com pets à espera de uma nova família. A adoção é um ato de amor, mas deve ser feita com responsabilidade.