Estado - País - Mundo
Aeroporto Salgado Filho deve reabrir apenas no final de dezembro
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, completou um mês fechado nesta segunda-feira, dia 3, devido aos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O Governo Federal prevê que o aeroporto reabra somente no Natal.
Nesta segunda-feira, foi realizada uma nova vistoria com a presença de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport e do Governo Federal. Durante a avaliação, constatou-se a necessidade de reparos na rede elétrica e de reformas na pista, que sofreu danos significativos. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o asfalto da pista está esfarelando.
Antes do fechamento, o Aeroporto Salgado Filho operava uma média de 142 voos diários, tanto nacionais quanto internacionais. Desde então, mais de 4,2 mil voos foram cancelados, deixando o Rio Grande do Sul sem voos internacionais, já que este é o único aeroporto no estado autorizado para tais operações.
Algumas áreas do aeroporto continuam alagadas. Produtores de arroz locais auxiliaram na drenagem, utilizando bombas de irrigação para remover a água acumulada. No entanto, os danos persistem, exigindo um investimento significativo em limpeza e reforma.
Com o fechamento do Salgado Filho, o número de voos diários para o Rio Grande do Sul diminuiu drasticamente. A Base Aérea de Canoas assumiu temporariamente os voos comerciais. O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou na quarta-feira (29) que, a partir de 10 de junho, o número de voos comerciais na Base Aérea de Canoas dobrará, passando de 35 para 70 por semana, com uma média de 10 voos diários.