Estado - País - Mundo
Agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Dois Irmãos seguem no combate à dengue
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, por meio da Vigilância Ambiental, reforça os trabalhos de combate à dengue nos períodos mais quentes do ano, já que nessa época a proliferação do mosquito Aedes aegypti é maior. O mosquito é transmissor de dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Os agentes estão realizando as visitas nas casas e comércios dos munícipes em diferentes quadras de cada bairro, para orientá-los a não deixarem água parada que possam servir de criadouros dos mosquitos.
Como o ciclo do mosquito, do ovo ao adulto, demora de 3 até 10 dias, dependendo da temperatura, revisando o quintal duas vezes por semana e controlando os criadouros, é possível interromper o desenvolvimento do inseto. Desta forma é possível impedir que doença se espalhe.
Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Edna Monteiro, os agentes estiveram em 6.005 residências e estabelecimentos, no período de 14 de novembro a 29 de dezembro, sendo que destes visitaram 4.964 residências e estabelecimentos, 1.007 fechados e 4.126 focos encontrados. As visitas foram realizadas nos bairros: Centro, União, Navegantes, Industrial, 7 de Setembro e Vale Verde. Os próximos bairros a serem visitados são Primavera, Bela Vista e Portal da Serra.
Os focos foram encontrados em caixas e tonéis de coleta da água da chuva, pneus, ralos, calhas, bromélias, entulhos no pátio, pratos nos vasos de flores e plantas, piscinas (fibra e de plástico).
Faça parte da Campanha 10 minutos contra a dengue:
– Revise seu quintal 2x por semana;
– Jateie as bromélias com um jato de água forte 2x por semana;
– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;
– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;
– Mantenha a piscina clorada e limpa;
– Mantenha a calha limpa;
– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;
– Disponha de 10 minutos por semana para combater o mosquito.