Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ajuda urgente: mãe morre durante o parto e família precisa de apoio

21/03/2022 - 14h06min

Atualizada em 16/05/2022 - 16h40min

Ravi está internado em estado grave na UTI há 4 dias; Lidiane deixou outros quatro filhos menores (FOTO: arquivo pessoal / publicação autorizada pela família)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos / Sapiranga – Lidiane Arnold, 28 anos, morreu na sexta-feira, dia 18, após uma cesárea de emergência de seu quinto filho, Ravi, que nasceu aos oito meses. De acordo com a irmã Maria Fabiane Arnold, Lidiane enfrentava problemas cardíacos desde criança – inclusive já foi operada.

Ravi permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Lidiane deixou outros quatro filhos: uma menina de 2 anos, um menino de 6 e duas meninas de 8 e 12.

O recém-nascido ficará sob a guarda da irmã Fabiane . A outra criança de dois anos será adotada pela madrinha. As três maiores ficarão com o pai. “Ele não teria condições de cuidar de duas criancinhas pequenas que precisam de mais cuidados, de mais atenção”.

Lidiane é natural de Dois Irmãos. Estavam morando em Sapiranga há aproximadamente um ano. O esposo Antônio Miranda trabalha na cidade então a mudança para lá tornaria o dia a dia mais fácil.

Lidiane faleceu aos 28 anos e deixa cinco filhos menores.

Gravidez de risco

A penúltima gravidez, da menina que tem dois anos agora, já era considerada de risco; também nasceu através de cesárea, onde os médicos – de acordo com a família – deixaram gazes dentro dela o que levou a uma nova cirurgia para a retirara.

Fabiane contou que durante a gravidez de Ravi a irmã sentia mal estar constante por causa dos problemas no coração. “Ela ia para o médico, voltava, mandavam ela para casa”. No dia 7 teve consulta e, na sexta-feira, dia 18, passou mal novamente.

O marido levou ela para o Hospital de Sapiranga de onde a encaminharam, já meio desfalecida, para Porto Alegre. Lá fizeram a cesárea de emergência assim que chegou”, contou a irmã. Depois do parto realizaram o procedimento de laqueadura e, enquanto estavam fechando os pontos, Lidiane foi a óbito diante de uma parada cardíaca.

Toda ajuda é crucial

A casa onde a família mora em Sapiranga é simples e, as condições, precárias. “Ontem estivemos lá fazendo uma limpeza na casa, para ver a situação em que estavam e é bem triste. Eles não têm roupeiro, não têm lençóis de cama, não têm toalha de banho – tinha uma toalha de banho para todos eles”, revelou a irmã Fabiane.

Portanto, qualquer ajuda é importante, desde alimentos, fraldas para bebê de dois anos, roupas, calçados. “A gente não está dizendo que precisa de tais coisas, porque eles precisam de praticamente tudo, é uma situação bem delicada mesmo”.

Outra prioridade é conseguir ao menos um roupeiro. “Estivemos olhando as roupas deles e estão todas em caixas de supermercado e cheias de pó; vou ir lá essa semana para lavar as roupinhas que eles têm”.

O bebê que ainda internado na UTI provavelmente também precisará de apoio; ainda não tem nada por enquanto. “Mas eu estou esperando para pedir coisa para ele, porque a gente não sabe o dia de amanhã e está em estado grave”.

Lidiane deixa enlutado o esposo Antônio Miranda; os filhos Amanda, Marina, Mario, Emanuelly e Ravi; as irmãs Liviane, Daiane, Fabiane e Josiane; demais familiares e amigos. O sepultamento ocorreu na tarde de sábado, dia 19, no Cemitério Católico II de Dois Irmãos. 

 

IMPORTANTE

ATUALIZAÇÃO: a família já angariou vários mantimentos e agradece por toda a ajuda recebida. Por ora, o que receberam está bom e, assim que precisarem de mais, entrarão em contato. 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.