Estado - País - Mundo
ALERTA DE TEMPORAIS: O que esperar do clima nas próximas horas no Rio Grande do Sul
Por Cleiton Zimer
Neste domingo (1º) uma linha de instabilidade associada à formação de um ciclone na costa uruguaia está causando tempestades no Rio Grande do Sul. A formação avançava de Sul para Norte pelo estado, com forte atuação no Oeste e no Sul.
Imagens de satélite, capturadas às 20h, mostraram células de tempestade organizadas, com núcleos de instabilidade, como na Lagoa dos Patos. A Meteorologia da Argentina informou que ventos superiores a 100 km/h causaram danos na província de Santa Fé, e meteorologistas cogitaram a possibilidade de um tornado. Já o Uruguai, especialmente no Norte, foi atingido por ventos fortes, com uma estação no Aeroporto de Artigas registrando 104 km/h.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas chegaram a 38ºC em Campo Bom e 36ºC em Porto Alegre. A chegada do ar quente intensificou as tempestades, que começaram a afetar a região com vendavais, chuvas fortes e granizo. Municípios como Bagé, Aceguá, Dom Pedrito e Camaquã registraram quedas de granizo, e houve relatos de falta de luz em diversas localidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajadas de vento de até 86 km/h em Dom Pedrito e 77 km/h em Santana do Livramento.
Nas próximas horas, espera-se que a linha de instabilidade avance para o Norte do estado, atingindo Porto Alegre, os vales e a região de Santa Maria entre o final deste domingo e o início da madrugada de segunda-feira. A previsão é de tempestades fortes, com risco de granizo, vendavais e chuva torrencial. Existe também risco de formação de supercélulas, que podem gerar ventos destrutivos acima de 100 km/h e causar danos como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores e postes.
A segunda-feira começará com chuva e temporais na Metade Norte gaúcha. As condições climáticas devem melhorar no decorrer do dia, com a chegada de ar mais ameno. A previsão é que o tempo se estabilize primeiro no Oeste e no Sul, com a redução da temperatura e a volta do sol nas regiões Centro e Norte do estado.
Fonte: MetSul Meteorologia, disponível em metsul.com.