Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Alistamento militar feminino voluntário agora é permitido

28/08/2024 - 10h07min

Atualizada em 03/09/2024 - 19h03min

Ainda de acordo com a publicação, as mulheres voluntárias não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo. Imagem via freepick

Estado – País – Mundo – O Governo Federal publicou um decreto nesta quarta-feira regularizando o alistamento feminino voluntário a partir dos 18 anos. Mulheres que atingirem a maioridade poderão se alistar de janeiro a junho do mesmo ano. Anteriormente, as Forças Armadas só recebiam mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais, em cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo.

Neste caso mulheres alistadas poderão desistir do serviço militar inicial até o ato oficial de incorporação. Depois disso, o serviço passa a ser obrigatório, e a militar ficará sujeita ao mesmo regramento do serviço masculino. Em caso de não comparecimento a qualquer uma das etapas durante o alistamento, será considerada a desistência.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.