Estado - País - Mundo

Amanhecer foi de frio e geada na região Sul

13/11/2024 - 08h41min

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUM ONLINE

Por Cleiton Zimer

O amanhecer desta quarta-feira (13) foi de frio na região e, em algumas partes do Sul do Brasil, teve temperatura próxima de zero e formação de geada.

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão foi responsável por um começo de dia muito frio nos estados do Sul do Brasil com formação de geada. As marcas nos termômetros foram semelhantes aos meses de inverno em plena metade do mês de novembro, mostra levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados de estações meteorológicas. O frio com geada já era esperado e previsto pela MetSul em seus boletins.

Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores marcas nesta quarta-feira foram de 5,2ºC em São José dos Ausentes (estação sobre morro que não registra frio mais intenso de baixada em noites de vento calmo como hoje), 5,5ºC em Cambará do Sul; 6,2ºC em Vacaria; 7,0ºC em Quaraí; 7,1ºC em Canela; 7,9ºC em Soledade; 8,3ºC em Erechim; 8,7ºC em Santa Rosa; 8,9ºC em Cruz Alta; 9,0ºC em Tupanciretã e em Dom Pedrito; 9,1ºC em Frederico Westphalen e Lagoa Vermelha; 9,2ºC em Alegrete e Bento Gonçalves; 9,3ºC em Santa Maria e em Passo Fundo; e 9,5ºC em Canguçu e Livramento.

Já estações automáticas particulares no Rio Grande do Sul indicaram mínimas hoje cedo de 1,0ºC em São José dos Ausentes; 1,7ºC em Pinheiro Machado; 2,5ºC em Vacaria; 3,3ºC em Soledade e Cambará do Sul; 3,6ºC em Capão Bonito do Sul; 3,7ºC em André da Rocha; 4,0ºC em Bom Jesus; 4,3ºC em Monte Alegre dos Campos; 5,1ºC em São Francisco de Paula; e 5,5ºC em Canela.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 10,6ºC em Nova Santa Rita; 11,0ºC em Gravataí; 11,6ºC em Campo Bom; e 13,2ºC em Viamão. Em Porto Alegre, a quarta se iniciou com 12ºC em Belém Novo, no Sul da cidade, e 13ºC na estação do Jardim Botânico, na zona Leste.

Em Santa Catarina, estações meteorológicas indicaram no começo desta quarta mínimas de -0,3ºC em São Joaquim; 0,4ºC em Painel; 0,5ºC em Urupema; 1,0ºC em Vargem; 1,2ºC em Urubici; 3,0ºC em Ponte Alta do Norte; 3,2ºC em Bom Jardim da Serra; 4,1ºC em Fraiburgo; 4,2ºC no Morro da Igreja; 4,3ºC em Otacílio Costa; 4,4ºC em Frei Rogério; 4,5ºC em Bocaína do Sul; 4,9ºC em Rio Rufino; e 5ºC em São Cristovão do Sul.

No Paraná, a madrugada também foi fria para novembro. Estações do Inmet anotaram marcas de 4,7ºC em General Carneiro; 6,7ºC em Inácio Martins; 9,5ºC em São Mateus do Sul; e 9,8ºC em Marechal Cândido Rondon.

Quase todas mínimas mais baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina hoje, perto e abaixo de 0ºC, se deram em estações em baixadas ou em fundos de vales, o que não são os casos das estações do Instituto Nacional de Meteorologia, em regra situadas em locais mais altos.

O ar frio é mais denso e pesado. Quando a massa de ar frio chega com vento os pontos altos têm as mínimas, o que foi o caso de ontem. Quando a massa de ar frio já está estabilizada, caso de hoje, os vales e baixadas (seja em regiões quase planas ou de Serra) registram as mínimas. Isso porque o ar mais frio e pesado escoa para as partes mais baixas do terreno.

Saliente-se que não é incomum que faça frio a esta altura do ano. Massas de ar frio mais frio podem alcançar o Sul do Brasil em qualquer época do ano, inclusive no verão, a ponto de existirem numerosos registros nos últimos anos de geada em meses como janeiro ou março. Apenas que são menos frequentes durante o período quente da climatologia anual.

A frequência de ingresso de ar frio diminui à medida que avança a primavera e cresce a frequência de chegada de ar tropical quente às latitudes médias da América do Sul, mas como a região é geograficamente de transição climática invariavelmente incursões de ar frio tardias acabam ocorrendo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário