Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Amor ao tradicionalismo: Cavalgada da Serra chega ao seu destino em Picada Café depois de 100km de percurso

21/05/2023 - 13h59min

Picada Café/Nova Petrópolis – Cansados, mas com o peito estufado e uma certeza: se depender deles as tradições dos gaúchos não serão esquecidas. Homens, mulheres e crianças chegaram no início da tarde desse domingo, 21, a sede do CTG Encosta da Serra após percorrer quase 100KM de estradas, campos e asfaltos. No trajeto cidades como São Chico, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café puderam vivenciar mais uma ato de amor a cultura tradicionalista. Nos quatro dias muitos movimentos marcantes. Como tiro de laço na vaca parada, muita música gauchesca e claro, churrasco e a confraternização entre amigos.

FIM DE UMA E INÍCIO DE PLANEJAMENTO DE OUTRA

“Chegar ao destino, com toda a cavalgada correndo dentro dos conformes, como planejado, sem chuva, nos enche de orgulho. Só temos a agradecer a cada um que conseguiu e encilhou seu cavalo e dedicou esses quatro dias a essa tradição. E o bom de tudo é ver novas gerações deixando o celular de lado e vindo conosco”, as frases foram ditas pelo coordenador geral do movimento, Alexandre da Silva. O morador de São Chico não só percorreu a cavalgada como emprestou cavalo para amigos. “Minha esposa está com a equipe de apoio, mas o cavalo dela está aqui, levando outro tradicionalista amante da cultura”, destacou. Encerrada a vigésima segunda edição, os CTGs e piquetes da região já começam a planejar em 2024. Como de tradição a Cavalgada da Serra ocorre no percurso inverso, saindo de Picada Café e chegando em São Chico. Quem se disse orgulhoso de mais uma cavalgada é o patrão do CTG Encosta da Serra. A entidade participou com cerca de 20 cavalarianos e mais uma vez recebeu a todos com os braços abertos. O patrão Douglas dos Santos foi todo agradecimento. “Há muita gente e apoiadores envolvidos num evento como esse. São cavalarianos, famílias, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, patrocinadores. São todos importantes para que possamos manter essa cultura”, frisou.

FUNDADOR

O prefeito Luciano Klein recepcionou os cavalarianos e destacou que o Poder Público sempre será parceiro do CTG e suas ações. “Sou sócio fundador do nosso CTG e sabemos do seu papel na sociedade com a cultura tradicionalista. Já ajudamos e nunca mediremos esforço para ajudar para que essa arte e cultura prolifere cada vez mais”, frisou. Outro que deixou sua mensagem é o coordenador de Nova Petrópolis, Cláudio Gottschalk. “Só temos a agradecer que mais uma vez deu tudo certo e com isso vamos levando a tradição. Temos que manter acessa essa chama e deixar esse legado para nossos filhos e netos”, destacou. “Esperamos desde hoje a vigésima nona edição”, concluiu.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.