Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Anvisa analisa uso emergencial de medicação da Pfizer contra a Covid-19

16/02/2022 - 15h10min

Farmacêutica diz que estudo indica redução de mortes (Crédito: Reprodução/ CP)

País – Na manhã desta quarta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido da Pfizer para uso emergencial do medicamento contra a Covid-19 Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir). De acordo com a farmacêutica, estudos apontam que o remédio do tipo antiviral e de uso oral, demonstra a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes, quando administrado no início da infecção.

Em nota à imprensa, a Anvisa esclarece: “O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência no processo”.

Os dados serão analisados pela Anvisa. As primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para uma triagem do processo e verificar a disponibilidade dos documentos necessários. Em caso da falta de informações relevantes, a agência poderá solicitar ao laboratório. 

Em 19 de janeiro, a Anvisa e o laboratório realizaram uma reunião de pré-submissão do produto, etapa anterior ao envio formal do pedido pela empresa.

 

Fonte: Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.