Estado - País - Mundo
Após aprovação da Anvisa, Rio Grande do Sul poderá iniciar vacinação nesta semana
Porto Alegre – O Rio Grande do Sul pode iniciar a imunização dos gaúchos até a próxima quinta-feira, 21, após a aprovação, por parte da Anvisa, do uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan/Sinovac (Coronavac) e Universidade de Oxford/AstraZeneca. “Amanhã mesmo deve começar a distribuição da primeira aos estados. Vacinação, assim, possível de ser iniciada até o dia 21 (talvez 20). O RS está pronto”, escreveu o governador Eduardo Leite no Twitter.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirma que distribuiu às 18 coordenadorias regionais, desde dezembro, 43 novas câmaras frias para a conservação de vacinas, antecipando a logística para a vacinação contra a Covid-19. Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento nas regionais da SES, cobrindo todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Somada à estrutura da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a capacidade total de armazenamento é para até 10 milhões de doses. Em relação às agulhas e seringas, a SES terminou 2020 com um estoque de 4,5 milhões de seringas, e foram adquiridas, por registro de preços, mais 10 milhões de seringas agulhadas.
A entrega desses insumos aos municípios será escalonada e integrada com a distribuição da vacina. Também há cerca de 1,8 mil salas de vacinas em todo o Estado. Em cada município, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade.