Estado - País - Mundo
Após problemas, reunião debate o Smart Water de Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – Após reclamações da população quanto à implantação do sistema Smart Water da Corsan – “Água Inteligente” – que estaria apresentando faturas com valores inconsistentes, uma reunião foi convocada pelo Executivo na noite de segunda-feira, 26, na Prefeitura, junto com os vereadores. Participaram representantes da estatal, dentre eles o diretor comercial Jean Carlos Bordin, superintendente Massiani Lozekan Durgante, Carlos Feoli e Rafael Closs.
Jean explicou que possíveis alterações ocorreram em decorrência do sistema de telemetria, responsável pela coleta de dados do hidrômetro e o respectivo envio para o sistema. Como forma de sanar o problema, este processo está suspenso por ora, tendo voltado a leitura manual neste mês de setembro.
E QUEM TEVE INCONSISTÊNCIAS?
Durante a reunião, a prefeita Carla Chamorro solicitou uma segurança de que o problema de cobranças equivocadas não tornará a se repetir. O diretor explicou que os índices de reclamações já diminuiriam e, com a leitura manual, busca-se estancar o problema nas próximas faturas. Mesmo assim a telemetria continuará sendo aprimorada e, em um futuro próximo, será adotada de forma definitiva.
Os clientes que tiveram inconsistências estão sendo orientados a procurar a agência da Corsan para registro. As soluções apresentadas foram:
– Quem tiver o erro comprovado não precisará pagar a fatura a mais e, sim, será feita uma média sobre os 12 meses anteriores (eventuais particularidades devem ser apresentadas).
– Se a fatura com valor a mais já tiver sido paga, será gerado um crédito a ser abatido nos próximos vencimentos.
* Foi salientado que nenhuma residência terá o fornecimento suspenso por não pagamento em decorrência da situação mas, para isso, é crucial fazer o registro na Corsan. Caso contrário o processo correrá automaticamente.
ATENDIMENTO AOS SÁBADOS ATÉ DEZEMBRO
Diante dos percalços desta implantação, a prefeita Carla solicitou que a empresa disponha de efetivo para atender as necessidades e as dúvidas da população, não tão somente no horário comercial mas, também, aos finais de semana. Desta forma, até o dezembro, a Unidade de Morro Reuter estará aberta também aos sábados das 9h às 12h. Além de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
O que é o ‘Smart Water – Morro Reuter’?
O Município foi escolhido como “piloto” para a instalação deste novo sistema, considerado de alta tecnologia e relevância para o saneamento nacional. De acordo com a estatal, o objetivo é modernizar a infraestrutura de abastecimento de água.
O projeto já entrou em fase de estudos em 2020, iniciando o processo de substituição dos hidrômetros por equipamentos ultrassônicos em março deste ano. Estes novos, de acordo com a empresa, apresentam alta precisão no registro de consumo se comparados aos convencionais. Foi destacado que realizaram testes em bancada certificada pelo Inmetro e que atestam que os equipamentos registram alta performance nas medições e não apresentam erro/falha.
A empresa destaca que a aplicação e a utilização massiva de tecnologias de ponta e automação tornam o sistema de abastecimento de água amplamente coordenado desde a captação, passando pelos processos de tratamento e distribuição até chegar ao fornecimento e à comercialização. “Todos os procedimentos são conduzidos pelos melhores e mais tecnológicos equipamentos do mercado, tais como a instalação de macromedição, a setorização, a telemetria, os hidrômetros ultrassônicos e a automação de Estação de Tratamento de Água (ETA) e poços”.
Após será implantado nos demais municípios
Atualmente o projeto Smart Water encontra-se em fase final de implantação com expectativa de conclusão para o primeiro trimestre de 2023 em Morro Reuter. A Corsan explica que, por ser pioneiro, eventuais oscilações podem ocorrer e, portanto, estão sendo realizados os devidos ajustes em cada ocasião.
Assim que tudo entrar em conformidade, o sistema também será aplicado aos demais municípios da região. “A ideia é olhar para o futuro. A água é um recurso finito e temos a preocupação com as perdas entre o processo de captar, tratar e entregar a água. Por isso esse investimento”, disse Massiani, frisando que além disso será possível aos clientes, em tempo real, ver a quantidade de consumo.
Rafael Closs disse que, neste momento, estão passando pelo processo de “dor do crescimento”, que após trará muitos benefícios.