Estado - País - Mundo
Após tragédia com balão, setor turístico de Praia Grande registra cerca de 50% de cancelamentos
O acidente com um balão no último sábado (21), que resultou na morte de oito pessoas no município de Praia Grande, no Extremo-Sul de Santa Catarina, já provoca reflexos no setor turístico local. Hotéis e pousadas da cidade relatam um índice de cancelamento em torno de 50% nas reservas para os próximos 15 dias.
Reconhecida nacionalmente como a “Capadócia brasileira”, Praia Grande tem como principal atração os voos de balão, que ocorrem desde 2017. A cidade, com cerca de 8 mil habitantes, também atrai visitantes pelas belezas naturais ao longo do ano — rios, cachoeiras e trilhas no verão, e atrativos ligados ao frio no inverno.
Impacto direto no turismo
Com aproximadamente 1.200 leitos distribuídos entre seis hotéis e mais de 80 pousadas, a cidade enfrenta um cenário de instabilidade. Segundo relatos do setor, não apenas as hospedagens, mas também os voos e outros passeios turísticos foram atingidos.
“Onde eu trabalho, 100% dos passeios foram cancelados na segunda-feira. Alguns hotéis relataram 100% de cancelamento. E ouvimos relato, no grupo do trade turístico, de pousadas menores que já estão recebendo ligações para cancelar as viagens do próximo mês”, afirmou Messias Fernandes, consultor de hotelaria e ex-gerente da pousada Morada dos Cânions.
Fernandes destaca que a segurança sempre foi uma prioridade entre as empresas que operam os passeios de balão. “O turismo de aventura sempre fez parte da identidade da cidade. O balonismo veio para fortalecer isso. Acredito que, após o acidente, haverá uma fiscalização mais rigorosa e uma possível redução no número de empresas atuando nesse segmento”, avalia.
O acidente
O balão que caiu no sábado levava 21 pessoas. Treze sobreviveram, mas oito morreram na tragédia. As vítimas fatais foram:
- Andrei Gabriel de Melo, 34 anos
- Everaldo da Rocha, 53 anos
- Fabio Luiz Izycki, 42 anos
- Janaina Moreira Soares da Rocha, 46 anos
- Juliane Jacinta Sawicki, 36 anos
- Leandro Luzzi, 33 anos
- Leane Elizabeth Herrmann, 70 anos
- Leise Herrmann Parizotto, 37 anos
As causas do acidente ainda estão sob investigação.
